ENTRE TELAS, CONVERSAS E AFETOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DE PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL

Autores

  • Andrezza Araujo Queiroz
  • Erica Atem Goncalves de Araujo Costa

Resumo

Este resumo tem por objetivo relatar a experiência de monitoria da disciplina de Psicologia Escolar/Educacional II, vinculada ao departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). As ações da turma seguiram a perspectiva crítica do debate teórico presente na área de Escolar/Educacional, além de ouvirem vivências de profissionais em campo e, por conta da instauração da Covid-19, refletir sobre os atravessamentos da pandemia nesses espaços de atuação. Em 2020, o consequente distanciamento social, medida eficaz de proteção, proporcionou o desafio de pensar a disciplina teórica-prática no modelo remoto, para isso um novo plano de ensino foi elaborado pela monitora e docente juntas. Optamos pela maioria das aulas no formato assíncrono, por acreditar que estamos em um momento atípico, com várias indefinições e desgaste, solicitando maior flexibilidade de horários. Um conjunto de materiais foi pensado com a ideia de disparar reflexões, lembranças, problematizações, saídas, ações, proporcionando um diálogo virtual entre alunos, professora e monitora. Os fóruns do Google Classroom servem de espaço para esses momentos de interação, onde podemos construir juntas e juntos pontos de vistas, não uma solução para problemas ou fórmulas para serem aplicadas, mas modos de analisar e pensar as instituições educacionais e seus agentes. Vale ressaltar a ferramenta do Podcast como meio de comunicação promotor de debates com psicólogas, estagiária e pedagoga, onde a turma pode escutar as demandas cotidianas da área de Escolar/Educacional nas políticas públicas, campos de estágio e escolas de educação infantil, em três episódios, respectivamente. Assim, essa experiência de monitoria permitiu adentrar desde a formação do plano de ensino remoto, descoberta de novas formas de interação, aprofundamento do conteúdo abordado na disciplina, até refletir quanto às possibilidades de aprender no diálogo com os alunos e professora.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência