ESTRATÉGIAS ADAPTADAS PARA TRANSMISSÃO DE CONTEÚDO

Autores

  • Lucas Venancio Araujo
  • Francisco Evaldo Sousa dos Santos
  • Marcelo Didimo Souza Vieira

Resumo

Introdução: Devido à pandemia, a Universidade precisou substituir suas aulas presenciais pela modalidade à distância. Foram necessárias novas estratégias para transmissão de conteúdo. A disciplina Oficina de Roteiro tem o objetivo de desenvolver em seus estudantes a capacidade de interpretar e produzir roteiros audiovisuais. A disciplina precisou se adaptar. Objetivo: Desenvolver e aplicar novas estratégias de transmissão de conteúdo referente a disciplina Oficina de Roteiro. Metodologia: Através de reuniões online entre o professor orientador e os monitores e demais bolsistas de roteiro, foram discutidas estratégias para a transmissão de conteúdo. Para as aulas, optou-se pelo o uso da ferramenta Google Meet. Ficava a cargo dos monitores, observar o espaço reservado para mensagens durante a chamada, em busca de dúvidas, sugestões e críticas a respeito do assunto ou da forma de transmissão. Ao final das aulas, o professor passava exercícios para desenvolver as técnicas de roteiro audiovisual. Os alunos recebiam o e-mail dos monitores e podiam solicitar ajuda para a elaboração das atividades. Resultados: A adaptação das aulas ocorreu em sua totalidade positivamente. Dificuldades foram perceptíveis, principalmente ao início; contudo, com as sugestões conversadas entre todos os acadêmicos interessados, foi possível chegar a um bom resultado. Os alunos da disciplina terminaram o semestre apresentando uma maior capacidade de compreensão das obras fílmicas e bastante interessados em escrever seus próprios roteiros. Conclusão: Apesar de não ser a forma mais acessível de transmissão de conteúdo, o ensino à distância foi possível para a disciplina citada, pois esta já possuía certa diferenciação às disciplinas clássicas: tendo um foco maior na prática em determinado período do curso; dessa forma uma parte do conteúdo foi resumido em certos momentos, reconhecendo que não são todos os estudantes capazes de assistir a uma aula em frente a um computador, smartphone, entre outros.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência