ESTRATÉGIAS DE ENSINO À DISTÂNCIA COMO ATIVIDADE DE MONITORIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
INTRODUÇÃO: Ao ingressar na universidade, o estudante passa por diversas mudanças em sua rotina e na quantidade de afazeres acadêmicos e pessoais. Isso pode comprometer seu rendimento estudantil, refletindo em notas baixas nas avaliações, pouco aprendizado nas disciplinas e até mesmo na sua desistência do curso. Assim, a estratégia de monitoria nas disciplinas é uma importante aliada no acompanhamento estudantil durante a disciplina, favorecendo a melhoria do desempenho dos discentes e do relacionamento entre o corpo discente e docente. OBJETIVO: Descrever as estratégias de ensino à distância utilizadas na monitoria no período da pandemia da Covid-19. MÉTODOS: Estudo descritivo, realizado com 24 alunos matriculados na disciplina de Enfermagem no Processo do Cuidar da Criança no Contexto Hospitalar, no ano de 2020, do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. As estratégias foram criadas e disponibilizadas por dois monitores da disciplina para os discentes realizarem de forma remota, síncrona ou assíncrona, utilizando o google meet ou google scholar, respectivamente. RESULTADOS: Durante o período da pandemia foram criadas dez atividades de monitoria para auxiliar no aprendizado dos alunos quanto aos conteúdos ministrados durante as aulas. Como estratégias utilizadas destacaram-se: vídeos sobre procedimentos do cuidado de enfermagem à criança no ambiente hospitalar, exercícios de aprendizagem com questões abertas e fechadas, artigos científicos e materiais complementares de leitura relacionada ao conteúdo das aulas. As frequências das monitorias são contabilizadas e caso o aluno tenha frequência > 75% recebe uma pontuação adicional na nota final da disciplina. No total, 15 alunos cumpriram o percentual estabelecido e referiram satisfação na realização das atividades para o aprendizado. CONCLUSÃO: Os monitores realizaram estratégias de atividades remotas criativas e dinâmicas que motivaram a participação e aprendizado dos alunos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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