ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA AULAS REMOTAS

Autores

  • Ádria TomÉ Almeida Lima
  • Tissiane Pinto Ferreira
  • Tatiana Passos Zylberberg

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência de bolsistas no Programa de Iniciação à Docência - PID, vinculadas ao Instituto de Educação Física e Esportes da UFC, no projeto “Conecte e Crie”. As autoras foram bolsistas no período de dezembro de 2020 à março de 2021 nas disciplinas de (a) Fundamentos Filosóficos da Educação Física, (b) Ética e profissionalidade; e (c) Educação Física e Mídia. O estudo parte das reflexões surgidas a partir do acompanhamento das aulas e dos diálogos nas reuniões pedagógicas de auxílio a professora durante a adaptação à realidade do ensino remoto. Objetivos: Sistematizar as estratégias pedagógicas criadas para a realização de aulas remotas síncronas e assíncronas. Analisar as cinco propostas que se mostraram mais efetivas para o aprendizado dos alunos. Resultados: Conhecemos, por intermédio deste trabalho diversas possibilidades de ensino remoto, apontamos cinco estratégias que se mostraram mais efetivas para melhor participação e aprendizagem dos alunos nas disciplinas. Conclusão: Ao buscarmos identificar que estratégias geraram à participação efetiva dos alunos durante as aulas, documentamos os métodos de ensino que fomentaram o aprimoramento das capacidades criativas, interação e apropriação dos conteúdos. Concluímos ainda que, mesmo em um período de pandemia é possível “reinventar” as aulas, tornando-as acolhedoras, agradáveis e atrativas aos alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência