ESTRATÉGIAS E ADAPTAÇÃO DA MONITORIA NO ENSINO REMOTO

Autores

  • JÚlia Maia Moraes de Oliveira
  • Felipe Carneiro de Matos
  • Aura Celeste Santana Cunha

Resumo

Diante das mudanças ocorridas em 2020 devido à pandemia, o ensino de Geometria Descritiva e Desenho Técnico do curso de Design foi adaptado, assim como a própria experiência da monitoria. Com o distanciamento social, seu intuito tem sido dar suporte aos discentes no ensino remoto, buscando minimizar as dificuldades expostas por esta forma contingencial de ensino e aprendizagem. Portanto, mesmo antes do retorno às aulas, tivemos reuniões com a professora, discussões e experimentos individuais e em conjunto, não só para apurar o nosso raciocínio e consolidar o trabalho em equipe, mas também para nos mostrar as particularidades dos materiais de aprendizagem, o que poderiam oferecer e suas possíveis falhas. Os exercícios incluíram planificar blocos em meio físico e posteriormente digital, montá-los em diferentes tipos de papel, com materiais que poderiam ser mais facilmente encontrados em casa, projetá-los com lanterna em diedro, testar origami, revisar material didático com comentários nossos e fazer um vídeo DIY legendado com QR code. A partir dessas experiências, criamos novos materiais. A monitoria teve duas fases: preparação e execução, antes e durante o ensino remoto. Na segunda metade do ano, respondemos às dúvidas dos discentes no Microsoft Teams sobre os exercícios semanais. Pensamos esse modelo de atendimento não só para manter o fórum para a consulta dos discentes quando necessário, mas também para ser mais acessível aos alunos surdos. Nessa plataforma, colocamos materiais didáticos gráficos, incluindo desenhos e esquemas visuais que pudessem ajudar os discentes a raciocinarem em cima das questões. Usamos também o grupo do WhatsApp, importante para recebermos o feedback da turma. Focamos na clareza, objetividade e completude dos materiais disponibilizados online. Nesse cenário, alguns alunos comentaram estarem satisfeitos com os slides e a organização no Microsoft Teams, e nos guiaram para a necessidade de exemplos práticos e resolução de questões similares.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência