ESTRATÉGIAS E MÉTODOS DE ADAPTAÇÃO DA DISCIPLINA PSICOLOGIA SOCIAL DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES 2 DIANTE DA PANDEMIA COVID-19

Autores

  • Thalia Barros Teixeira
  • Gabriel de Oliveira Mendes
  • Raquel Nascimento Coelho

Resumo

Mediante o contexto da pandemia do novo Coronavírus no Brasil e com os decretos de isolamento social, onde foi necessária a suspensão das atividades acadêmicas presenciais em todos os níveis de educação, o Programa de Iniciação à Docência (PID) se readaptou ao novo modelo de ensino. Os bolsistas e coordenadores dos projetos tiveram que colocar em prática novas estratégias para atender ao máximo as demandas do atual contexto e atingir seus objetivos de ensino-aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo apresentar as estratégias que os monitores e coordenadora da disciplina Psicologia Social do Trabalho e das Organizações II, do curso de Psicologia, utilizaram para se adaptar aos novos desafios acadêmicos atuais. Tendo como base o Programa Pedagógico Emergencial criado em 2020, foram utilizadas as seguintes estratégias: 1) plataformas virtuais para as aulas e disponibilização de materiais da disciplina, 2) atividades síncronas e assíncronas; como por exemplo: aula em tempo real com disponibilização da gravação da mesma e diferentes tipos de atividades avaliativas assíncronas e 3) acompanhamento individual dos alunos, buscando acolher e dar apoio mediante as possíveis dificuldades. A partir das estratégias citadas, com base no feedback dos alunos, observação dos monitores e professora, os alunos tiveram aproveitamento satisfatório da disciplina no ensino remoto, tanto em participação durante as aulas quanto na realização das atividades. Diante disso, conclui-se que as estratégias utilizadas não só contemplaram os objetivos de ensino-aprendizagem, mas também questões que cercam a saúde mental dos alunos, foram essenciais para o percurso da disciplina e monitoria acadêmica com êxito.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência