ESTUDANDO A BIODIVERSIDADE: PREPARAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE OS ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS E TERRESTRES PARA USO EM SALA DE AULA INVERTIDA E EM AULAS PRÁTICAS

Autores

  • Taynara Rabelo Costa
  • Najila Victoria Monteiro Silva
  • Marcelo Freire Moro

Resumo

A disponibilidade de materiais didáticos complementares amplia o conhecimento adquirido pelos alunos em sala e auxilia na criação de disciplinas mais produtivas. Nosso projeto PID de 2020 teve como objetivo a preparação de materiais didáticos sobre biodiversidade e ecossistemas aquáticos e terrestres para uso em sala de aula invertida e em aulas práticas. O projeto iniciou com ideias a serem praticadas presencialmente, porém, devido à pandemia do vírus Sars-CoV-2 foi preciso uma adaptação do projeto para que fosse possível preservar a saúde de alunos e professores. Assim, a primeira etapa do projeto de monitoria foi desenvolver estratégias que pudessem amenizar os impactos advindos da pandemia para disciplina de Métodos em Florística e Fitossociologia. Foi realizado um questionário para conhecer as dificuldades enfrentadas pelos alunos para que a disciplina pudesse transcorrer com o maior aproveitamento. A segunda parte do projeto consistiu na elaboração de um tutorial ilustrado mostrando o passo a passo da preparação de matrizes de presença-ausência para análises biogeográficas e de rarefação usando tabelas dinâmicas do Excel. O arquivo do guia em breve será disponibilizado aos alunos. Outrossim, está sendo desenvolvido um guia ilustrado sobre os principais portais e bancos de dados sobre biodiversidade do Brasil e do mundo, como forma de dar acesso aos estudantes às plataformas principais sobre biodiversidade nas disciplinas de graduação. Esse guia será disponibilizado no Instagram do laboratório BIOVEG com objetivo de expandir o projeto e atingir outras pessoas. Esperamos que a construção e disponibilização dos guias para além dos muros da universidade será um recurso fomentador do conhecimento sobre a biodiversidade em alunos de Ciências Ambientais e áreas correlatas. Além disso, o apoio da monitoria para os alunos da presente disciplina foi de grande importância para consolidação dos conteúdos e para motivar a turma em um momento difícil de pandemia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência