ESTUDANDO EM CASA – COMO FACILITAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO SUJEITO AO ENSINO ONLINE.

Autores

  • Arisse Rosa de Lima
  • Liu Man Ying

Resumo

Este trabalho apresenta alguns aspectos relacionados às dificuldades que alunos do ensino a distância podem ter, estando sujeitos a aulas online, adotadas como opção à continuidade dos estudos em decorrência da pandemia do novo Corona vírus, que faz necessária o isolamento social e suspensão de atividades presenciais. Pretendendo demonstrar como aplicar conceitos básicos de estudo pessoal que ajudam e proporcionam um melhor aproveitamento por parte do aluno, minimizando assim os danos na aquisição de conhecimento neste contexto. O que antes era uma opção de estudo, agora é a realidade para a maioria dos alunos do país. Essa nova realidade dá ao aluno uma maior independência, exigindo em contrapartida, comprometimento e esforço da parte dele para assiduidade e entrega de atividades, bem como o aproveitamento do ensino proposto nessas aulas. Adotar algumas formas de organização pessoal é essencial para os alunos nas circunstâncias citadas, e certamente auxiliarão nesse processo de adaptação. Sem dúvida é necessário estabelecer uma programação que priorize os estudos com horários específicos para realizar atividades, mas com flexibilidade suficiente para se adaptar levando em conta a possibilidade de imprevistos. Além de estabelecer uma programação, é preciso que o aluno seja disciplinado para cumprir com as responsabilidades referentes, o que só pode ser conseguido com maior comprometimento da parte dele, resultado de estímulo e autoconsciência. Um local adequado também é necessário, bem como ter o material de estudo por perto. O trabalho considerará algumas opções viáveis para adaptar qualquer ambiente familiar em um espaço que atenda as necessidades do ensino a distância. Apesar de nos encontrarmos em um momento atípico e não ideal, um aproveitamento e bom aprendizado é possível desde que o aluno tenha disposição para adaptar-se a nova realidade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência