ESTUDO DO EQUILÍBRIO REMOTAMENTE

Autores

  • Victor Gabriel Dias de Queiroz
  • Nildo Loiola Dias

Resumo

ESTUDO DO EQUILIBRIO REMOTAMENTE Resumo: Devido a situação atual da sociedade assolada pela pandemia do coronavírus, as aulas presenciais nas universidades foram suspensas, impactando diretamente nas aulas práticas nos laboratórios de física experimental. Dessa maneira, se fez necessário que se desenvolvam maneiras de solucionar esse problema. Portanto, a melhor solução foi adaptar as práticas presenciais a modalidade remota, utilizando como ferramentas sites de simulação como o Geogebra, claramente não se pode conseguir que a prática online seja exatamente igual a prática presencial, mas como os princípios físicos têm uma larga aplicabilidade, se manteve a intenção e ocorreram apenas algumas mudanças, de modo que os resultados foram muito semelhantes, mostrando eficiência na adaptação do ensino remoto. Na prática presencial o aluno tinha a disposição para a primeira parte massas aferidas, estrutura de madeira para o posicionamento dos pesos e a medição dos comprimentos e dos ângulos formado pela estrutura, balança digital, transferidor montado no suporte, papel, régua e esquadro. Para a segunda parte ele possuía massas aferidas novamente, dinamômetros e uma barra. Os objetivos da prática presencial foram determinar o peso de um corpo através da resolução de um sistema de forças, medir as reações nos apoios de uma barra bi apoiada, quando uma carga móvel é deslocada sobre a mesma e verificar as condições de equilíbrio. Se coletavam os dados numéricos, preenchiam-se tabelas e se construíam gráficos sobre esses resultados. Para a prática virtual, os alunos tinham a disposição as simulações que reproduziam de maneira muito próxima a intenção presencial. Com a possibilidade de trabalhar com as mudanças dos pesos e ângulos na estrutura virtual e utilizar a barra bi apoiada também com o auxílio de simulações. Após os dados coletados e comparados através de gráficos, pode-se concluir que a adaptação ao ensino remoto se mostrou satisfatória

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência