ESTUDO ESTATÍSTICO E COMPARATIVO DO DESEMPENHO ACADÊMICO POR SEMESTRE DOS ALUNOS NAS DISCIPLINAS DE CÁLCULO FUNDAMENTAL E FUNDAMENTOS DE CÁLCULO PARA ENGENHARIA.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo estatístico e comparativo do desempenho acadêmico por semestre dos alunos baseado nas notas de vinte e uma turmas das disciplinas de Cálculo Fundamental e Fundamentos de Cálculo para Engenharia relativo aos períodos letivos de 2012.1 à 2019.2. O software Microsoft Excel foi utilizado para realizar a análise estatística. Para cada turma foram determinados os seguintes parâmetros a partir das notas dos alunos : média e desvio padrão das notas por semestre; evasão da disciplina por semestre; e porcentagem de alunos em três classes de notas – inferior a quatro, entre quatro e sete, superior a sete. Além disso também foram calculados os índices anuais de aprovação, reprovação e evasão da disciplina. O estudo possibilitou verificar a ocorrência de variação no desempenho acadêmico dos alunos do primeiro para o segundo semestre letivo da disciplina, mostrando não somente o aumento das notas em todas as turmas do primeiro para o segundo semestre, como também a redução do desvio padrão dessas notas na maioria destas turmas. De fato, na grande maioria das turmas o índice de evasão total na disciplina é superior ao índice de reprovação dos alunos que permaneceram até o final da disciplina. Em todas as turmas a porcentagem de alunos que abandonaram a disciplina foi superior à porcentagem de alunos que permaneceram na disciplina e reprovaram devido ao seu baixo desempenho, indicando que as reprovações na disciplina estão não somente relacionadas a este baixo desempenho, como também em sua grande maioria estão relacionadas à desistência (evasão) dos alunos nas referidas disciplinas.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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