EVIDENCIAÇÃO DA PERDA POR RECUPERABILIDADE DE ATIVOS NAS COMPANHIAS DO IBRX-50: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19
Resumo
As medidas implementadas para conter a disseminação do novo coronavírus (COVID-19) têm afetado significativamente a atividade econômica das empresas (SIMÕES; ROST; BERNERT, 2020). Como resultado, aumentou-se a probabilidade de um teste de recuperabilidade em ativos não financeiros, tais como ativos imobilizados, ativos intangíveis e goodwill (PRICEWATERHOUSECOOPERS, 2020). Diante deste cenário, o presente trabalho teve como objetivo analisar as implicações do COVID-19 no nível de conformidade da divulgação de informações relativas à redução do valor recuperável de ativos, exigidas pelo CPC 01 (R1), das empresas listadas no Índice Brasil 50 (IBrX-50) da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), até o terceiro trimestre de 2020. Para a consecução do objetivo foram verificadas as notas explicativas das empresas do IBrX-50, exceto aquelas do setor financeiro e outros, totalizando 37 empresas. Visando mensurar o nível de atendimento às exigências do CPC 01 (R1) para as empresas que reconheceram perda ou reversão, calculou-se o índice de evidenciação baseado em sete métricas elaboradas a partir das determinações contidas no referido pronunciamento. Os resultados indicaram que apenas uma empresa não relatou algo sobre a pandemia e quatro não realizaram o teste de recuperabilidade. Daquelas que realizaram o teste, seis companhias reconheceram perda ou reversão de perda no valor recuperável, estas, em conjunto, atingiram uma média de 57,95% em nível de evidenciação, a informação mais divulgada foi o valor da perda. Dentre os motivos para reconhecimento da perda, apenas duas destacaram a deflagração da pandemia COVID-19 e o consequente choque de oferta e demanda de produtos e serviços. Concluiu-se que a pandemia COVID-19 não afetou significativamente o valor recuperável dos ativos das empresas analisadas e as exigências de evidenciação do CPC 01 (R1) não foram atendidas completamente.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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