EXCLUSÃO E PLURALIDADE: O ESPAÇO LITERÁRIO HEGEMÔNICO E AS ALTERNATIVAS DE DIVERSIDADE EM

Autores

  • Isabela AraÚjo Ramos
  • Atilio Bergamini Junior

Resumo

O espaço literário hegemônico que produz parte da literatura brasileira contemporânea revela-se mais composto de ausências do que de pluralidades. Pesquisas recentes apontam que as editoras mais prestigiadas do campo literário nacional publicam livros que reproduzem em seus autores e personagens as exclusões e preconceitos estruturalmente localizados nos espaços sócio-políticos. Dentro desse cenário, alternativas de se criar um espaço literário de diversidade erguem-se por meio de autores marginais e independentes que disputam pela legitimidade de fala na ficção. O interesse nessa temática parte das discussões colocadas em evidência na formação complementar aplicada de modo remoto durante as atividades do Programa de Iniciação à Docência em Teoria da Literatura II. O estudo aqui exposto tem por objetivo discutir o espaço literário brasileiro contemporâneo enquanto uma expressão das hierarquias do espaço social. Para isso, recorre-se a uma análise do conto “Ana Davenga”, de Conceição Evaristo”, sob a perspectiva de ser uma alternativa construtiva de pluralidade. Nessa conjuntura, o corpus é constituído do conto “Ana Davenga” em análise guiada pela pesquisa exposta no livro "Literatura Brasileira Contemporânea: um território contestado", de Regina Dalcastagnè. As obras permitem apurar que: o cenário literário de prestígio em grandes editoras é excludente e perde ao não legitimar vozes plurais; o conto “Ana Davenga” ilustra as principais características da narrativa contemporânea brasileira e as mescla com uma perspectiva social oriunda de locais sócio-políticos marginalizados que resistem por meio da “escrevivência” coletiva e pessoal da autora. Os resultados das reflexões apontam que há uma ausência a ser preenchida nesse cenário literário prestigiado e que as vozes plurais oriundas de espaços diversos e independentes adicionam a ele uma pluralidade de narrativas, formatos e técnicas literárias.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência