EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, NO MODO REMOTO PANDÊMICO, NA DISCIPLINA DE CDU

Autores

  • Ruth Maria Cunha Costa
  • Heliomar Cavati Sobrinho

Resumo

A atuação como bolsista durante a pandemia do Covid-19 foi um desafio que possibilitou redesenhar a disciplina de Linguagem Documentária Alfanumérica - CDU e utilizar a tecnologia ao nosso favor para o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho era propiciar aos alunos a mesma vivência em sala de aula através da CDU online e para isso as videoconferências e grupos em mídias sociais foram fundamentais para dar continuidade a disciplina. A metodologia utilizada durante essa experiência foi a observação participativa, pois era necessário que, sob a orientação do Professor Heliomar Cavati Sobrinho, primeiramente, fossem realizadas, as atividades, para testar a aplicabilidade da CDU online nos exercícios que eram realizados com a CDU impressa, pois há divergências entre elas, para posterior correção. A CDU define-se como um instrumento de organização, tratamento e recuperação da informação, por isto a disciplina se torna essencial na vida acadêmica de um estudante de Biblioteconomia. Realizado o teste, as atividades começaram a ser passadas aos alunos. No início observou-se certa dificuldade em utilizar a CDU online pela ausência de um índice temático, mas depois de compartilhar os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina com os alunos que vinham tirar suas dúvidas, percebeu-se que a utilização desse instrumento foi compreendida. Conclui-se que, através das atividades realizadas e corrigidas, a disciplina foi ministrada com sucesso e atendeu às demandas dos discentes, bem como foi de extrema importância para a construção da minha práxis na iniciação à Docência.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência