EXPERIÊNCIA DE MINISTRAR MONITORIA DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Hugo de Magalhaes Moura
  • Kauan Magalhães de Sousa
  • Pedro Fellipe Lima Brandão
  • Marcus Rogerio de Castro

Resumo

As monitorias ofertadas pela universidade são de grande importância para o reforço da aprendizagem e o esclarecimento de dúvidas referentes aos assuntos abordados em aula. Durante a pandemia vivenciada ao longo do ano de 2020 e no inicio do ano de 2021 fez com que os planos habituais usados para ministrar uma monitoria de forma habitual fossem alterados devido a suspensão das aulas de forma presencial. Desde modo, esse trabalho tem como intuito apresentar as dificuldades e os problemas vividos durante esse período, de modo principais nas áreas da engenheira, que tem um grande volume de aulas práticas onde se tem a necessidade de encontros presenciais para a realização das mesmas. Além disso, o ensino como um todo foi modificado, não sendo possível as aulas presencias, o que é uma perda e uma mudança muito drástica na vivencia dos alunos de frequentam a universidade, o que acarretaram em alguns problemas pela adoção do sistema de ensino a distância que apesar de ter um rendimento diferente do ensino presencial, era a forma mais segura que realizar as aulas. Foi necessário também alterar um pouco da forma esclarecimento de dúvidas e resoluções de questões. Apesar de todos os problemas e dificuldades encontradas, houveram soluções plausíveis dadas as circunstâncias, como o uso das mídias digitais para a esclarecer dúvidas e resolver questões, método que já era utilizado ao decorrer do sistema presencial mas se tornou único e melhor explorado durante esse período do ensino a distância, por ser o único modo de realizar a monitoria e pelo maior tempo livre disponível que o ensino a distância proporcionou. Ademais também foram substituídas algumas aulas práticas que deveriam ser realizadas em laboratório por simulações através de softwares, apesar de não ser o ideal, foi uma alternativa razoável devido as circunstâncias vividas Mesmo com todas as dificuldades encontradas foi possível ter bons resultados e auxiliar e repassar o conhecimento para os alunos da disciplina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência