EXPERIÊNCIA DE MONITORIA COM ENSINO À DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Gabriella Farias Lopes
  • João Victor Mendonça Santana Cavalcante
  • Francisca Elisangela Teixeira Lima

Resumo

INTRODUÇÃO: A pandemia da COVID-19 trouxe consigo diversas modificações na rotina dos estudantes, sobretudo aqueles da área da Saúde que se encontravam em regime de internato, período em final de curso de graduação. Ainda assim, era necessário que as atividades acadêmicas fossem mantidas de forma peculiar, visando a não interferir negativamente na rotina dos estudantes. Nesse sentido, as monitorias das disciplinas passaram a ter papel fundamental na manutenção das atividades de docência. OBJETIVO: Relatar a experiência de monitores na realização de atividades de ensino à distância no período da pandemia da COVID-19. MÉTODOS: Relato de experiência sobre o exercício da monitoria online com 24 alunos matriculados na disciplina Enfermagem no Processo do Cuidar da Criança no Contexto Hospitalar, do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. A disciplina conta com dois monitores que ofertaram 10 atividades de monitoria e disponibilizaram materiais complementares que auxiliaram no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos das aulas online. RESULTADOS: Devido a pandemia, foi necessário substituir as estratégias de monitoria presenciais para remotas. A implementação de atividades online auxiliou na logística de associação da carga horária dos monitores que estavam no internato de Enfermagem, com elevada carga horária presencial. A monitoria online favoreceu a participação da maioria dos alunos, devido à maior flexibilidade de horário para realizar as atividades bem como a maior diversificação da abordagem dos conteúdos, como vídeos, casos clínicos, questões de revisão, dentre outros formatos. Como limitação das atividades à distância, podem ser citadas as dificuldades de acesso à rede por parte dos discentes para consecução dos arquivos e uma menor proximidade com eles para compreender suas dúvidas e anseios. CONCLUSÃO: O contexto pandêmico trouxe a possibilidade de uma melhor organização e flexibilidade na realização das atividades da monitoria online.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência