EXPERIÊNCIA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DE ATENDIMENTO PERSONALIZADO NA DISCIPLINA DE FARMACOEPIDEMIOLOGIA E FARMACOVIGILÂNCIA DURANTE O ENSINO REMOTO

Autores

  • Ellen Oliveira Melo
  • Paulo Sergio Dourado Arrais

Resumo

Frente à pandemia do novo coronavírus o ser humano teve que passar por um processo de reinvenção. A educação foi um dos setores que mais passou por adaptações com o isolamento social, tendo em vista a predominância do sistema educacional tradicional cujos alunos encontram-se no mesmo espaço físico do docente. Mas, em virtude do avanço das tecnologias digitais foi possível dar continuidade ao método educacional dentro das casas de cada um. O presente trabalho tem por objetivo descrever as atividades realizadas durante a monitoria voluntária de apoio à implementação do Plano Pedagógico de Emergência através de um relato de experiência. Mediante este projeto, professores e alunos tiveram um suporte extra em relação ao uso dessas tecnologias durante o planejamento e execução das aulas virtuais. Na disciplina de Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância os encontros virtuais aconteceram todas as segundas-feiras pela manhã pela plataforma Google Meet de forma síncrona ou, quando de forma assíncrona, a aula gravada se encontrava no Google Drive. Algumas vezes foi utilizado o Google Forms para realizar as avaliações e como ferramenta de metodologia ativa. Para isso, artigos foram disponibilizados no Sigaa durante a semana e na segunda-feira os estudantes responderam um formulário sobre aquilo que leram para posterior discussão durante a aula. Foi criado um grupo de bate-papo no Whatsapp com os acadêmicos e a monitora a fim de oferecer o suporte necessário quanto ao uso das tecnologias digitais e plataformas utilizadas, além de outras dúvidas acerca da disciplina. O controle de frequência dos alunos foi efetuado pelo Google Meet Attendance Collector. Por meio da monitoria os discentes tiverem o apoio necessário quanto às questões de ordem operacional, diminuindo assim os problemas de acesso, além de possuírem um intermédio de comunicação com o professor para esclarecer as dúvidas, um fator muito influente na aprendizagem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência