EXPERIÊNCIA DOS PROFESSORES DA FAMED - UFC COM O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 - DESAFIOS E PERCEPÇÕES

Autores

  • Janathannyele Gomes Mota
  • Luana Araújo Silva
  • Nelson Matteson Ferreira de Almeida
  • Francisco das Chagas Medeiros

Resumo

A pandemia do COVID-19 exigiu mudanças em todos os setores da sociedade. Na educação, o isolamento social e a suspensão das atividades presenciais de ensino, tornaram necessária a adoção do ensino remoto, desafiando assim a instituição, docentes e discentes, a se readequarem ao novo contexto social. Nessa perspectiva, esse estudo objetivou verificar os principais desafios encontrados pelo corpo docente da FAMED-UFC no ensino remoto ofertado pela instituição durante a pandemia. O estudo foi desenvolvido a partir da aplicação de um formulário, com questões abertas e fechadas, criado com o Google Forms e disponibilizado aos docentes por meio do Gmail ou Whatsapp. Ao final, 42 docentes responderam ao formulário, destes 54,8% tinham entre 30 e 50 anos e 45,2% tinham entre 51 e 70 anos. Os resultados obtidos apontam que dentre as dificuldades enfrentadas pelos docentes, encontram-se a menor interação com os discentes(70%), menor participação destes nas aulas remotas(45%), forma de avaliação(52%), falta de domínio das ferramentas(38%), de treinamento específico(29%) e de ambiente adequado(26%). Quanto à avaliação, a maioria relatou que não conseguiu mensurar o aprendizado dos alunos como gostaria, seja devido a problemas de rede ou a verificação do engajamento dos discentes com a lisura do processo de avaliação. Sobre as vantagens do ensino remoto foram descritas a segurança, praticidade e comodidade, além da flexibilidade do tempo. Mais de 50% dos docentes pretendem manter o uso de ferramentas do ensino remoto no ensino pós-pandemia, porém preferem o contato e a interação com os alunos e veem o ensino exclusivamente remoto como incompleto e que reduz o processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que o uso do ensino remoto foi uma experiência desafiadora para os docentes, e que na percepção destes, deve-se se consolidar como complemento no retorno das atividades presenciais, pois apesar de suas vantagens, o uso exclusivo não contempla todos os objetivos do curso.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência