EXPERIÊNCIA EM DISCUSSÕES DE ASSUNTOS ATUAIS NA DISCIPLINA DE DIREITO AMBIENTAL

Autores

  • Iury Leite da Cruz
  • Amalia Kessia Nobre Maia
  • Juliana Barroso de Melo

Resumo

As matérias jornalísticas, bem como as redes sociais, são fontes de informação para a sociedade e configuram importantes ferramentas que impulsionam as discussões de temas atuais e de interesse público. No ano de 2019, a polêmica envolvendo a construção de um condomínio em uma área localizada entre o Parque Estadual do Cocó e o Parque Municipal das Dunas da Sabiaguaba que poderia constituir uma área de preservação permanente e zona de amortecimento, teve grande repercussão nas redes sociais e em veículos de imprensa do estado do Ceará. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi discutir a problemática que envolve a conservação ambiental e a especulação imobiliária no litoral da Sabiaguaba. Assim, foi realizado um debate virtual, em razão da pandemia da COVID-19, com os alunos da disciplina de Direito Ambiental do curso de Ciências Ambientais. Os alunos presentes no debate tiveram a oportunidade de expor sua opinião sobre o tema e suas nuances. Foram destacados nas discussões a aprovação de empreendimentos imobiliários em áreas de proteção ambiental, a importância da elaboração do plano de manejo, e da preservação de unidades de conservação estabelecidas pela legislação. A maioria dos alunos pôde dar suas opiniões e entendimentos sobre os conflitos ambientais enfrentados na atualidade. Ao final das discussões, concluímos que a temática tratada foi bastante atrativa e importante para os alunos. A realização de debates mostrou-se uma excelente forma de construir conhecimento de maneira coletiva, além de ratificar a importância da manifestação das pessoas em redes sociais sobre temas relevantes. O desenvolvimento de atividades com a participação de alunos, professor e alunos monitores, é uma excelente ferramenta para a formação profissional e acadêmica do discente monitor, pois o capacita para lidar com opiniões diversas e contribui no seu processo de aprendizagem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência