EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO II
Resumo
As disciplinas básicas de Programação são essenciais na formação do aluno em qualquer curso de Engenharia Multimídia e o contato com o professor é imprescindível para uma jornada bem sucedida. A partir do momento em que ocorre uma pandemia, perde-se a referência do ensino presencial, obrigando a procura de meios para amenizar essas perdas. O presente texto é um relato do trabalho realizado e da experiência pessoal na disciplina de ‘Programação II’, do curso de Sistemas e Mídias Digitais, a partir do convite do professor, e orientador, Rafael Carmo, para a monitoria da disciplina. O componente curricular foi adaptado ao ensino remoto da seguinte forma: aulas assíncronas, por meio de slides, vídeos e sites, além de participações em fóruns, na plataforma SOLAR. A comunicação com os alunos foi feita através do SIGAA, SOLAR e Discord, esse último, restrito ao monitor. A comunicação interna, professor e monitor, deu-se por meio do aplicativo de mensagem Telegram. Como resultado de uma pesquisa com os alunos, após a primeira prova da disciplina, houve mudança no tipo de aula, passando a ter encontros síncronos na plataforma SOLAR. No fim do semestre, a comunicação pelo Discord teve uma queda acentuada. Acreditou-se que ou os alunos já tinham dominado o conteúdo ou perderam o interesse na disciplina. Com o resultado das notas na segunda etapa, foi certo o domínio dos alunos sobre a matéria. Por fim, a experiência foi enriquecedora no âmbito pessoal, nas relações interpessoais e no cuidado com os discentes em busca de conhecimento. No âmbito acadêmico e profissional, também, sendo possível entender, minimamente, a realidade de um professor. Este trabalho apresenta um apanhado das ferramentas e técnicas de comunicação utilizadas, bem como seus pontos positivos e negativos e a percepção do que pode ser melhorado a partir da experiência de ensino remoto de programação em um semestre em meio a uma pandemia de COVID-19.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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