EXPERIÊNCIAS DA MONITORIA UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
A graduação é importante para a formação do indivíduo, pois é composta de teorias e experiências que auxiliam na especialização de sua área, seja ela qual for. No que se refere a um profissional da licenciatura, além do ensino, esse aprende sobre pesquisa, currículos, aprendizagem, entre outros conteúdos, destinados principalmente para a formação básica. Ademais, as experiências vivenciadas na monitoria, a qual se objetivou esse trabalho, são de grande valor para o futuro docente, pois ela mostra em partes como é a realidade acadêmica na prática e molda sua conduta como profissional da área, e ainda mais: o aluno tem a oportunidade de conhecer como é a realidade da docência no ensino superior, enquanto o currículo formal tem um enfoque apenas na educação básica. Durante o ano de 2020, o qual vivenciamos uma pandemia de Covid-19, pudemos observar questões que nos forçaram a uma adaptação brusca para garantir um semestre em que os alunos conseguissem ter um aprendizado satisfatório. Com a metodologia escolhida para a realização desse trabalho, em que analisou-se as práticas didático-pedagógicas, percebeu-se a soma de esforços tanto da instituição de ensino a qual disponibilizou aparelhos eletrônicos e dados móveis, para os mais carentes, para que pudessem ter o seu ensino garantido; quanto dos professores que compreenderam os discentes, ajustando horários e adaptando as aulas a fim de evitar estresses e diminuir uma pressão que o próprio momento já causava. Essa experiência foi diferenciada pelo próprio momento adverso vivido fazendo com que essas adaptações fossem necessárias e a vivência fosse ainda mais rica, pois se percebeu as medidas emergenciais em ação para contribuir com o ensino dos alunos. Por fim, se faz necessário que a monitoria também busque ampliar o ensino desse aluno quanto a questão dos quatro eixos da vida acadêmica: ensino, pesquisa, extensão e gestão, entre outras medidas que possam contribuir para sua formação.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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