EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DA MONITORIA EM PSICANÁLISE EM TEMPOS DE VIDEOCONFERÊNCIA

Autores

  • Francisco Cristovao Epaminondas Silva Chaves
  • Odimar Araujo Feitosa Filho

Resumo

Esta laboração tem o intuito de apresentar as experiências desenvolvidas durante o período de monitoria do Programa de Iniciação à Docência-PID, programa voltado ao setor de estudos em Fundamentos Clínicos, históricos e metodológicos da psicanálise. Dois objetivos tiveram então determinante presença em decisões sobre processo ensino da psicanálise nas atividades realizadas, contribuir para o processo de formação do estudante de graduação; facilitar a interação entre estudantes e professores nas atividades de ensino. Com esses objetivos, a pergunta que organizou as atividades da monitoria se estabeleceu, a saber, como é possível transmitir algo do inconsciente freudiano em uma relação pedagógica, ou seja, como transmitir os conceitos do inconsciente quando não se trata de uma psicanálise e, apesar disso, contribua à formação acadêmica em psicologia. Presente em todas as aulas, o monitor buscou saber quais seriam as dificuldades mais constantes, em conjunto, fez marcação de reuniões semanais à disciplina de Subjetividade e quinzenais à Epistemologia; com uma hora e meia de duração, revisando o que foi visto nas aulas. Com 13 pessoas frequentes numa turma de quase 45, os encontros eram pautados com o apoio da ementa, porém havia espaço para estudantes apontarem temas e textos seriam abordados nos encontros. A presença de estudantes inclusive enquanto as aulas estavam paralisadas demonstrou engajamento com a proposta. Utilizamos elementos da cultura para proporcionar ferramentas pedagógicas aos debates onde arte e psicanálise congregam (filmes, clips, literatura e música). Dessa forma, essa opção de transmissão da psicanálise possivelmente facilitou a aprendizagem. Com isso, a monitoria tentou apoiar as discussões teóricas da disciplina ao apresentar alternativas dentro de suas possibilidades, colaborando inclusive à maturação num âmbito pedagógico do monitor, finalmente, podemos afirmar que contribuiu de forma significativa à maturação do mesmo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência