FATORES QUE INFLUENCIARAM O RENDIMENTO ACADÊMICO DOS ALUNOS DA MEDICINA DA UFC EM MEIO À MUDANÇA ABRUPTA DA MODALIDADE DE ENSINO DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Marcus Vinicius Torres Mesquita
  • Marcus Vinícius Monteiro de Oliveira
  • Maria Suelly Nogueira Pinheiro
  • Paulo Roberto Carvalho de Almeida
  • Conceição Aparecida Dornelas
  • Conceicao Aparecida Dornelas

Resumo

FATORES QUE INFLUENCIARAM O RENDIMENTO ACADÊMICO DOS ALUNOS DA MEDICINA DA UFC EM MEIO À MUDANÇA ABRUPTA DA MODALIDADE DE ENSINO DURANTE A PANDEMIA No contexto da pandemia da COVID-19, mudanças bruscas foram necessárias no cotidiano da vida nacional e internacional. Para a educação, foi preconizado o Ensino à Distância (EaD), levando à necessidade de adaptação imediata dos alunos. Neste cenário, quais foram os fatores que influenciaram o rendimento acadêmico de alunos do curso de medicina da UFC? Objetivou-se identificar, na perspectiva dos alunos da medicina, os principais fatores e obstáculos vivenciados dentro da modalidade EaD que influenciaram no seu rendimento acadêmico. Questões objetivas e subjetivas foram respondidas de forma anônima pela plataforma GoogleForms por alunos entre o 2º e o 8º semestre no mês de dezembro de 2020. Participaram 103 alunos. Destes, 75,7% possuíram alguma dificuldade, sendo 51,4% de intensidade maior ou igual a 5 (0 a 10). Dificuldades apresentadas: 51,5% dificuldades técnicas, 72,8% diminuição do aprendizado e motivação, 74,8% problemas psíquicos – dos quais 30,1% precisaram de intervenção médica –, 82,5% aumento de exposição à tela, 35,9% dores musculares, 81,6% dificuldade em manter o foco e a rotina, 38,8% falta de colaboração familiar e 56,3% qualidade do sono. Por outro lado, 77,7% negaram dificuldade financeira. Na perspectiva dos alunos, os fatores que influenciaram no seu rendimento acadêmico foram problemas psicossociais, diminuição de foco e de concentração, quebra de rotina, problemas de conexão à Internet, ergonomia. A despeito disso, não houve problemas relacionados a questões financeiras.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência