FERRAMENTAS DE ENSINO UTILIZADAS NO ENSINO DE ZOOLOGIA BÁSICA COM ÊNFASE EM CORDADOS EM MEIO A UMA PANDEMIA

Autores

  • Alyne Costa Martins
  • Alisson Sousa Matos
  • Hellen Gomes Barboza
  • Jonathas Freitas Torres
  • Mateus do Nascimento Silva
  • Robson Waldemar Ávila

Resumo

A monitoria acadêmica é uma modalidade pedagógica oferecida aos discentes interessados em atuar na docência. Com a descoberta de um novo vírus, SARS-CoV-2, em dezembro de 2019, e sua rápida disseminação pelo mundo, em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) caracteriza a COVID-19, doença causada pelo vírus, como uma pandemia. Dentre as medidas profiláticas recomendadas, o isolamento e o distanciamento social tornam-se as mais efetivas contra a doença. Nesse contexto, instituições de ensino foram fechadas e as aulas adaptadas para o ensino remoto. O presente trabalho tem por objetivo relatar o uso de ferramentas de ensino utilizadas em uma disciplina do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará durante a pandemia do novo coronavírus. As aulas remotas da disciplina de Cordados tiveram início em setembro de 2020 por meio da plataforma Google Meet para apresentação da disciplina. Posteriormente, criou-se um grupo no Whatsapp para facilitar a comunicação entre os monitores, docentes e discentes. Os monitores elaboraram um pré-questionário sobre as atividades remotas pelo Google Forms, para determinar o melhor horário para as revisões e qual ferramenta seria utilizada. Após a obtenção das respostas, as revisões foram realizadas nos formatos mais votados, questionários e resumos. Além disso, utilizou-se um fórum criado na plataforma SOLAR, para dúvidas e comentários sobre os conteúdos abordados. Ao final da disciplina elaborou-se um questionário de satisfação pelo Google Forms. Dessa forma, 87,5% dos discentes ficaram totalmente satisfeitos com a disciplina, 62, 5% aprenderam muito, 100% relataram que as atividades realizadas pela monitoria contribuíram para o seu aprendizado, 75 % ficaram totalmente satisfeitos com a monitoria e 75% totalmente satisfeitos com as ferramentas utilizadas. Conclui-se, que apesar da situação causada pelo pandemia a monitoria pode desenvolver seu papel como facilitadora no processo de ensino-aprendizagem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência