FERRAMENTAS DE ENSINO UTILIZADAS NO ENSINO DE ZOOLOGIA BÁSICA COM ÊNFASE EM CORDADOS EM MEIO A UMA PANDEMIA
Resumo
A monitoria acadêmica é uma modalidade pedagógica oferecida aos discentes interessados em atuar na docência. Com a descoberta de um novo vírus, SARS-CoV-2, em dezembro de 2019, e sua rápida disseminação pelo mundo, em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) caracteriza a COVID-19, doença causada pelo vírus, como uma pandemia. Dentre as medidas profiláticas recomendadas, o isolamento e o distanciamento social tornam-se as mais efetivas contra a doença. Nesse contexto, instituições de ensino foram fechadas e as aulas adaptadas para o ensino remoto. O presente trabalho tem por objetivo relatar o uso de ferramentas de ensino utilizadas em uma disciplina do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará durante a pandemia do novo coronavírus. As aulas remotas da disciplina de Cordados tiveram início em setembro de 2020 por meio da plataforma Google Meet para apresentação da disciplina. Posteriormente, criou-se um grupo no Whatsapp para facilitar a comunicação entre os monitores, docentes e discentes. Os monitores elaboraram um pré-questionário sobre as atividades remotas pelo Google Forms, para determinar o melhor horário para as revisões e qual ferramenta seria utilizada. Após a obtenção das respostas, as revisões foram realizadas nos formatos mais votados, questionários e resumos. Além disso, utilizou-se um fórum criado na plataforma SOLAR, para dúvidas e comentários sobre os conteúdos abordados. Ao final da disciplina elaborou-se um questionário de satisfação pelo Google Forms. Dessa forma, 87,5% dos discentes ficaram totalmente satisfeitos com a disciplina, 62, 5% aprenderam muito, 100% relataram que as atividades realizadas pela monitoria contribuíram para o seu aprendizado, 75 % ficaram totalmente satisfeitos com a monitoria e 75% totalmente satisfeitos com as ferramentas utilizadas. Conclui-se, que apesar da situação causada pelo pandemia a monitoria pode desenvolver seu papel como facilitadora no processo de ensino-aprendizagem.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.