FERRAMENTAS ONLINE PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANATOMIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Igor Santos da Rocha
  • Letícia Barbosa Gonçalves
  • Delane Viana Gondim

Resumo

Diversos programas e plataformas online passaram a ser utilizadas em virtude do isolamento social proporcionado pelo período de pandemia. Por esse motivo, foi-se necessário fazer o uso das mesmas para melhorar a interatividade e complementar o processo de ensino-aprendizagem por meio de Quizzes, monitorias online e jogos. Dessa forma, a disciplina de Anatomia Bucofacial, vinculada ao Departamento de Morfologia (FAMED), utilizou a plataforma Socrative para realizar atividades e jogos, visando um maior engajamento e fixação de conhecimento dos acadêmicos quanto aos assuntos da disciplina. O Socrative é um app que permite a palestrantes, professores e, até mesmo, monitores, interagir com o público a partir do smartphone, tablet ou computador. O programa permite dinamizar seu discurso, permitindo que os ouvintes respondam em seus aparelhos, instantaneamente, contanto que eles tenham conexão à Internet. Nesse sentido, essa plataforma foi adicionada às monitorias dos assuntos ministrados na disciplina. Como metodologia de trabalho, foi-se utilizado a plataforma Socrative, onde os monitores cadastravam algumas perguntas referente ao assunto das aulas e os alunos respondiam essas questões. Ressalta-se que os acadêmicos eram divididos, aleatoriamente, em grupos de modo que os incentivassem no desenvolvimento das atividades, por meio de uma “corrida espacial”. Após envio de formulários através do Google Forms para avaliar os resultados e analisar a percepção dos alunos frente à ferramenta online que foi utilizada no decorrer do semestre, foi observado que 91,7% dos acadêmicos responderam que o Socrative foi eficiente no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. Em concordância, 75% da turma concorda que a ferramenta facilitou a aprendizagem. Com base no que foi demonstrado anteriormente, concluímos que a ferramenta demonstrou ser um bom recurso para manter a interatividade, o dinamismo e a fixação do conteúdo ministrado na disciplina de Anatomia Bucofacial.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência