FLUXOGRAMA DE PROCESSO LINEAR COMO FERRAMENTA DE ENSINO E INTERPRETAÇÃO DO EXAME DIGITAL RETAL
Resumo
Durante a investigação das patologias prostáticas, a semiologia comumente requer que seja realizado o Exame Digital Retal (EDR). No EDR avaliam-se seis características da Próstata: simetria, tamanho, limites, consistência, superfície e dor à palpação. Durante a graduação médica na Universidade Federal do Ceará, o treinamento prático formal do EDR ocorre em dois momentos antes do Internato: nas disciplinas de Coloproctologia e de Urologia. Tendo em vista a melhor prática médica, o EDR não deve ser demorado. Ao mesmo passo, faz-se necessário ser o mais assertivo possível tendo em vista que o paciente se sentirá desconfortável em caso de reavaliação. Devido ao treinamento prático limitado e à complexidade da técnica, os alunos do curso de medicina tendem a apresentar dificuldades durante o aprendizado do EDR maior que em manobras semiológicas mais habituais. Como solução a esse problema e com o objetivo de otimizar o aprendizado, neste estudo fora formulado um Fluxograma de Processo Linear (FPL) para ser utilizado durante a realização do EDR. O FPL é um método muito prático para guiar o passo a passo da manobra, diminuindo a chance do examinador passar alguma etapa. O FPL do EDR foi elaborado com os possíveis achados durante o exame, seguidos de suas interpretações com relevância clínica e, por fim, correlacionados com as doenças mais prevalentes da próstata: Hiperplasia Prostática Benigna, Câncer de Próstata e Prostatite. Com essa ferramenta, buscou-se aprimorar o ensino do EDR e os processos médicos de tomada de decisão a partir dos achados. Para avaliar sua efetividade, o FPL fora apresentado para dez alunos da disciplina, enquanto outros dez alunos foram ensinados sem o FPL. Por fim, todos praticaram no mesmo simulador de EDR e, depois, realizaram a mesma avaliação prática com os simuladores. Como conclusão, viu-se boa aplicabilidade do FPL durante o ensino do EDR e média de acertos no grupo que usou o fluxograma estatisticamente superior ao outro grupo.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.