FONTES DE INFORMAÇÕES EM TEMPO DE PANDEMIA: O USO DA INFORMAÇÃO ACADÊMICA POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO

Autores

  • Henrique de Alencar MendonÇa
  • Wánderson Cássio Oliveira Araújo
  • Messias Holanda Dieb

Resumo

Fonte de informação é tudo aquilo que gera uma resposta à uma questão e que supre a necessidade de informação, independentemente de suporte, meio ou forma (CUNHA, 2001). Considerando as limitações impostas pela pandemia de Covid-19 no ano de 2020, questões relacionadas ao acesso e uso da informação surgem como importantes perspectivas a serem analisadas. Diante disso, o objetivo da pesquisa é analisar aspectos relativos ao acesso às fontes de informações e conteúdos científicos pelos estudantes de graduação durante a pandemia de Covid-19 em 2020. Os dados da pesquisa foram obtidos utilizando questionário on-line totalizando 54 respondentes de diferentes instituições de ensino. Utilizou-se a Escala de Likert e questões abertas a fim de mensurar o nível de habilidades e competências dos alunos em encontrar e utilizar informações acadêmicas. A escala de Likert foi elaborada em níveis de 1, menor nível, e 5 maior nível. Aproximadamente 59% consideram que suas habilidades para encontrar informações acadêmicas são de nível 4. Um total de 40,7% classifica como de nível 4 sua satisfação com as fontes de informação sugeridas pelos professores. No entanto, 57,4% indicam como de nível 3 a sua confiança nas fontes de informação disponíveis na internet. As três barreiras mais indicadas para acessar informações acadêmicas foram a dificuldade de leitura em tela, o material físico indisponível e a dificuldade em encontrar informações atualizadas. O Google Acadêmico, os materiais físicos ou digitais disponibilizado pelos professores e a Scielo foram as fontes de informação preferenciais. As sugestões e os relatos coletados sugerem que há grande espectro de situações, barreiras e aprendizados a serem analisados. Tendo em vista a heterogeneidade apresentada nas respostas, pesquisas com maior amplitude podem auxiliar no desenvolvimento de políticas e estratégias para o maior acesso a informação de qualidade para os alunos de graduação durante as restrições impostas pela pandemia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência