FORMULÁRIOS ELETRÔNICOS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO EM MONITORIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo
INTRODUÇÃO: A situação de crise no cenário mundial, instaurada pela COVID-19, exigiu das instituições de ensino rápidas modificações na forma de ensinar. Em tempos de isolamento, adotou-se como estratégia o ensino remoto emergencial (LIRA et al, 2020). Nesse contexto, fez-se necessário o uso de plataformas de ensino, bem como instrumentos de avaliação online. OBJETIVO: Descrever a experiência da utilização de formulários eletrônicos como forma de avaliação de aprendizagem na monitoria da disciplina de Saúde Sexual e Reprodutiva. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência acerca da utilização de formulários eletrônicos, através da ferramenta Formulários do Google, nas monitorias de Saúde Sexual e Reprodutiva do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará no período de março a dezembro de 2020. RESULTADOS: A disciplina de SSR tem caráter teórico-prático, portanto, o principal desafio observado foi inserir aspectos práticos nessas avaliações. Para tal, foram inseridos nos formulários contendo casos clínicos oriundos das práticas das monitoras, que foram utilizados como base para formulação de algumas questões que enfatizassem o senso crítico dos alunos. Os formulários eletrônicos se mostraram como um instrumento funcional de avaliação no contexto do ensino remoto. A adesão à ferramenta foi em média 88% dos alunos, com aproveitamento de 80% de respostas corretas entre questões objetivas e subjetivas. Apesar dos desafios iniciais relacionados à pouca familiaridade com a ferramenta, a mesma, foi uma grande facilitadora no desenvolvimento das atividades de monitoria neste período. CONCLUSÃO: No cenário atual, vê-se o desenvolvimento rápido de tecnologias educacionais e de fácil acesso. Entretanto, a utilização das mesmas ainda precisa ser amplamente pesquisada e divulgada. No tocante às atividades de monitoria, essas tecnologias se mostram como importantes aliadas do processo de aprendizagem e interação aluno-monitor.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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