FORMULÁRIOS ELETRÔNICOS, UMA FERRAMENTA NA CONDUÇÃO DO ENSINO REMOTO DA DISCIPLINA DE FITOPATOLOGIA II

Autores

  • Antonia Fabiana Pinto de Holanda
  • Rosângela Maria Damasceno de Lima
  • Carmem Dolores Gonzaga Santos

Resumo

A disciplina de Fitopatologia II, obrigatória para os discentes do curso de Agronomia, aborda um conteúdo amplo sobre diferentes fitopatógenos associados a culturas de importância agrícola, nas quais causam sérias perdas na produção. Além do conteúdo teórico e prático, a disciplina incentiva os alunos à leitura de artigos científicos por meio de seminários e ao estudo de manejo de doenças com a adoção de informes, os quais trazem para discussão em sala de aula situações da vivência prática existente no campo. Considerando as circunstâncias atuais que impossibilitaram as atividades presenciais nas universidades impondo, assim, as aulas on-line, percebeu-se que, apesar de manter os seminários e as avaliações teóricas, ministrar aulas de forma assíncrona exigiria nova ferramenta como incentivo para que os alunos assistissem e estudassem o vasto material de aulas gravado. Com isso, foi apresentada pela bolsista do PID a proposta de elaboração de formulários eletrônicos referentes ao tema de cada aula. A partir de então, empregando-se o Google Forms, foram elaboradas questões relativas a doenças em plantas, fitopatógenos, técnicas de diagnose e, principalmente, a situações práticas de campo, as quais exigiriam dos alunos a interpretação do contexto para formular suas respostas. Inicialmente, os formulários adotados pretendiam estimar o nível de assimilação pelos alunos dos diversos temas abordados. Contudo, pelas respostas apresentadas pela maioria da turma, constatou-se que os formulários contribuíram para o bom aprendizado das aulas, uma vez que houve considerável interesse dos alunos em responder às numerosas questões enviadas de forma mais aprofundada. Assim, os formulários tornaram-se avaliativos gerando incremento nas notas e no melhor proveito do conteúdo explorado na disciplina de Fitopatologia II. Concluiu-se que as atividades desenvolvidas no PID puderam contribuir para a melhoria dessa modalidade de ensino remoto que requer criatividade, interesse e dedicação

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência