GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DE FARMACOLOGIA NA ODONTOLOGIA.

Autores

  • David Jeivan Santos Rodrigues
  • Maria Jennifer Chaves Bernardino
  • Karina Miranda Lieuthier
  • Lowhanna Kellen Arruda de Vasconcelos Saraiva
  • Samia Jéssica Silva Tavares
  • Vilma de Lima

Resumo

Introdução: O uso de jogos é uma importante estratégia didática, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e interativo, com melhora sensível no desempenho dos alunos. Objetivo: Avaliar a importância de um jogo como estratégia de discussão e aprendizado de farmacologia. Metodologia: Foi desenvolvido, como atividade de monitoria, um jogo de Palavras Cruzadas sobre as Vias de Administração dos Fármacos utilizando o site ©2020 Educaplay para a disciplina de Farmacologia do curso de Odontologia (2020.2) da Universidade Federal do Ceará-Fortaleza. Dos 50 alunos matriculados na turma, 28 participaram da atividade, aos quais foi aplicado um questionário de avaliação da contribuição do jogo para desenvolvimento de concentração, raciocínio lógico, além de estimular a curiosidade e favorecer maior aprendizado e, por fim, o papel do monitor nessa atividade. Resultados: Como recurso didático 100% dos alunos avaliaram o jogo como muito (89%) e moderadamente (11%) importante. A maioria dos alunos considerou que o jogo favoreceu maiores concentração e raciocínio lógico para a solução dos quesitos de maneira muito (86%) e moderadamente (14%) importante. No que concerne a capacidade do jogo em estimular a curiosidade para com o tema, os alunos avaliaram como muito (82%) e moderadamente (18%) importante. Quanto à consolidação do aprendizado, os alunos consideraram como muito (89%) e moderadamente (11%) importante a contribuição da atividade. No que tange ao papel da monitoria, os alunos avaliaram como muito (89%) e moderadamente (11%) importante a iniciativa do monitor para incorporar um jogo como um recurso facilitador do processo. Conclusão: A utilização do jogo de Palavras Cruzadas por parte da monitoria da Farmacologia foi uma estratégia que combinou o lúdico e o didático, favorecendo o desenvolvimento de maiores concentração, raciocínio e curiosidade dos alunos, bem como um papel relevante do monitor no processo de ensino-aprendizagem. Apoio: PID-UFC.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência