GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM DOS RECURSOS ELETROFÍSICOS PARA ESTUDANTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UFC.

Autores

  • Kettleyn Alves Paiva
  • Mikaely Lima Melo
  • Simony Lira do Nascimento
  • Rodrigo Fragoso de Andrade

Resumo

Introdução: A tecnologia promoveu grandes avanços na sociedade, e com a educação não foi diferente pois o estudante passou a ter um papel ativo em seu aprendizado. Muito disso advém de metodologias lúdicas utilizadas no processo ensino-aprendizagem onde professores e monitores devem estar aptos a produzirem e proporcionarem tal forma de ensino a seus alunos. Objetivo: Avaliar o uso de um jogo digital como estratégia didática para favorecer a aprendizagem dos recursos eletrofísicos para discentes do curso de fisioterapia. Metodologia: Relatar: a aprovação no comitê de ética; a participação dos discentes como público-alvo; a utilização da plataforma Quizizz para elaboração do jogo digital contendo 60 perguntas e abordando a temática dos recursos eletrofísicos (corrente galvânica e diadinâmica, eletroanalgesia, correntes excitomotoras, fotobiomodulação, ultrassom e termoterapia); a percepção discente foi avaliada através de um formulário contendo 26 perguntas que poderiam ser respondidas de acordo com a escala Likert, onde tais perguntas perpassaram os aspectos de atenção, relevância, confiança, satisfação, imersão, desafio, habilidade/competência, divertimento e conhecimento sendo as respostas do formulário analisadas através de percentual. Resultados: 33 discentes responderam. 100% gostaram da interface do jogo, 97% acharam o conteúdo do jogo relevante, 78,8% disseram se sentir bem ao finalizar o jogo, 33,3% relataram que não perceberam o tempo passar enquanto jogavam, 78,8% se sentiram motivados a continuarem jogando, 57,6% disseram se sentirem bem sucedidos, 87,9% jogariam o jogo novamente, 81,8% disseram que conseguiram compreender melhor os temas apresentados. Conclusão: Foi possível entender que os jogos possuem o potencial para gerar modificações das abordagens utilizadas no âmbito educacional. Sendo possível perceber que o jogo apresentado se mostrou uma ferramenta eficiente para o favorecimento do processo ensino-aprendizagem, tendo alcançado seu objetivo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência