GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÉXICO E ESTRUTURAS GRAMATICAIS DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA.

Autores

  • Ericson Carneiro Viana Fontenele
  • Magdalena Szymanska Lazaro da Silva

Resumo

As aulas ministradas, por meio do ensino remoto, são um desafio constante aos alunos, por exigirem deles uma maior concentração em um ambiente que para alguns pode ser bastante desestimulante. Com o propósito de melhorar o ambiente de aprendizado virtual, o presente trabalho busca apresentar a gamificação como um meio para engajar e estimular os alunos na melhor assimilação dos conteúdos. Segundo Weissheimer e Braga (2017), “a gamificação é o uso dos games em um contexto dissociado da sua função de entretenimento, ou seja, em contextos não focados nos jogos, mas com o propósito de garantir a motivação e o engajamento cognitivo dos indivíduos.” Em outras palavras, ela baseia-se no uso de técnicas e/ou dinâmicas de design de jogos, que são utilizadas em contextos de aprendizagem, com o intuito de auxiliar e melhorar o desempenho dos alunos nas aulas. Durante a monitoria de língua alemã para semestres iniciais utilizamos duas plataformas online, Padlet e Wordwall, como recursos online para aplicá-la aos estudantes do segundo semestre do curso de Letras Português/Alemão da UFC. Neles escolhemos jogos de quiz, formação de sentenças e atribuição de pares de palavras para servir como meios lúdicos na aprendizagem. Desta maneira, buscamos obter os resultados de como a aprendizagem e a assimilação do conteúdo proposto, vocabulário e construção de sentenças eram conduzidas pelos alunos, esperando que a utilização destes recursos colaborem significativamente com um maior êxito na aquisição do conteúdos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência