GRAVAÇÃO DE VIDEOAULAS DESTINADAS À APRESENTAÇÃO DE CASOS CLÍNICOS ENVOLVENDO EXAMES LABORATORIAIS

Autores

  • Rodrigo Lopes de Paula Souza
  • Ana Beatriz Nogueira Lima
  • Mateus Edson da Silva
  • José Walter Brilhante Júnior
  • Maria Goretti Rodrigues de Queiroz
  • Tiago Lima Sampaio

Resumo

INTRODUÇÃO: A educação não pode mais ser pensada sem citar a modalidade de Ensino à distância (EAD), visto que ela consegue ter uma maior abrangência e já é vista como um grande marco em termos de educação no Brasil. O isolamento social, como fator propulsor, fez com que diversas instituições de ensino buscassem por um tipo de formação não presencial. Desse modo, pensar em novas estratégias para melhor o aproveitamento das monitorias torna-se fundamental em tempos de formação EAD. OBJETIVO: Relatar a experiência da gravação de videoaulas destinadas à apresentação de casos clínicos envolvendo exames laboratoriais. METODOLOGIA: Trate-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. A gravação das videoaulas foi pelo Google Meet, durante a disciplina de Bioquímica Clínica Aplicada da graduação de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. As gravações, que ocorreram ao longo do semestre letivo 2020.1. Em um primeiro eram apresentados, de forma rápida, conceitos Bioquímicos fundamentais e pertinentes a resolução do caso clínico. Em um segundo momento, os casos clínicos eram apresentados a turma e posteriormente resolvidos. Após discussão dos casos clínicos e esclarecimento de dúvidas, as gravações das resoluções eram disponibilizadas para posterior revisão ou até mesmo para os alunos que não puderam comparecer de forma síncrona. RESULTADOS: Foi notória a interação dos alunos durantes essas atividades de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em diversas aulas, trazendo uma aproximação da aplicação dos conhecimentos na prática profissional. Além disso, a disponibilização dos vídeos fez com que os alunos ausentes na forma síncrona acompanhassem o andamento das monitorias. CONCLUSÃO: Desse modo, é imprescindível o planejamento de estratégias pedagógicas que incluam os alunos de não podem participar de forma síncrona, bem como o uso de ferramentas que permitam a capacidade de registros dos temas trabalhados em monitoria, visando posterior revisão.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência