GRUPOS DE DISCUSSÃO COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Sarah Girao Alves
  • Ricardo Sammuel Moura Lima
  • Luís Eduardo Matoso Vieira
  • Bruna Sobreira Kubrusly
  • Ana Beatriz Timbó de Oliveira
  • Roberto Cesar Pereira Lima Junior

Resumo

Introdução: A fim de sanar lacunas que o modelo tradicional apresenta, metodologias ativas de ensino-aprendizagem vêm sendo desenvolvidas. Uma delas são os grupos de discussão (GD), que permitem estudo prévio do assunto e debate em equipes. Tal metodologia foi adotada de forma complementar na disciplina de Princípios de Farmacologia na Faculdade de Medicina, UFC. Objetivos: Avaliar a utilização dos GDs como ferramenta complementar à disciplina supracitada. Metodologia: Estudo quantitativo realizado com os alunos do segundo semestre de Medicina 2020.1. Ao longo do semestre, enviou-se aos discentes um total de quatro atividades, a serem realizadas em formato de GD. Nos encontros, dividiu-se a turma em grupos, sendo cada equipe responsável pela leitura e discussão de uma questão. Selecionou-se um dos problemas para que a resposta fosse enviada individualmente, valendo de 0 a 1. As discussões em grupo eram mediadas pelos monitores. Ao fim do semestre, enviou-se aos alunos um questionário anônimo para avaliação das impressões em formato de escala de Likert. Resultados: Do total de 76 alunos, 70 estiveram na atividade presencial. A média foi de 0,97 (±0,08) nas questões. Não houve pontuações inferiores a 0,7. Em decorrência da adoção do modelo virtual, não houve atribuição de pontuação ou contabilização de frequência no segundo encontro. 31 estudantes responderam o formulário. 93,5% concordam que essa metodologia tem bom potencial como forma de sedimentação do conteúdo e 96,8% acreditam que proporcionaram um sentimento de maior segurança para a realização das avaliações somativas. Toda a amostra considerou que os monitores tiveram atuação efetiva para realização do GDs. Conclusão: Os GDs possibilitaram a construção ativa do conhecimento, respeitando os ritmos de aprendizado individuais e permitindo um bom desempenho acadêmico dos alunos. Ademais, têm bom potencial como forma de sedimentação do conteúdo e proporcionam maior segurança na realização das avaliações.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência