GRUPOS DE DISCUSSÃO COMO MÉTODO ATIVO DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Francisco Moises Ferreira de Sousa
  • Marina Guerra Martins
  • Filipe José Pereira Magalhães
  • Roberta Jeane Bezerra Jorge

Resumo

INTRODUÇÃO: O uso de Métodos Ativos de Aprendizagem contempla diferentes estratégias, nas quais os alunos passam a ser agentes ativos no processo de ensino-aprendizagem, participando da preparação, discussão e exposição do conteúdo. OBJETIVOS: Relatar o desenvolvimento de grupos de discussão (GD) sobre os conteúdos da disciplina de Farmacologia. MÉTODOS: Relato de experiência acerca da criação de casos clínicos, como método ativo de aprendizagem, nos GDs da disciplina de farmacologia para uma turma de 33 alunos. RESULTADOS: Os casos clínicos foram desenvolvidos pelos monitores da disciplina de farmacologia, sob a tutela da orientadora. Os GDs aconteceram sempre após as aulas, sendo um para cada tema desenvolvido na disciplina. É importante citar que os casos clínicos foram feitos com a interdisciplinaridade e com informações que iam além das que eram disponibilizadas na aula, para que o aluno pudesse pesquisar em outras fontes e, assim construir um conhecimento mais aprofundado e aplicado a prática clínica. CONCLUSÕES: O uso de Métodos ativos de Aprendizagem representa uma importante ferramenta no ensino multidisciplinar e na participação dos alunos no processo de aprendizagem. O principal fundamento desses métodos é ensinar o aluno a aprender e pesquisar em diversas fontes de investigação. Os GDs mostraram-se efetivos na revisão dos conteúdos já ministrados, bem como na construção de conhecimento entre os participantes das disciplinas. Por fim, em virtude da pandemia, é crucial que os professores e os monitores criem estratégias de ensino mais efetivas e interessantes, sendo os GDs uma forma de tornar a disciplina de Farmacologia mais completa interessante para os alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência