GRUPOS DE DISCUSSÃO COMO RECURSO FACILITADOR DE APRENDIZAGEM E MÉTODO DE CONSOLIDAÇÃO DOS CONHECIMENTOS NO MÓDULO "PROCESSOS PATOLÓGICOS E MECANISMOS DE AGRESSÃO" PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA.

Autores

  • Ana Beatriz Timbo de Oliveira
  • Bruna Sobreira Kubrusly
  • Luís Eduardo Matoso Vieira
  • Ricardo Sammuel Moura Lima
  • Sarah Girão Alves
  • Roberto Cesar Pereira Lima Junior

Resumo

Introdução: A necessidade do ensino a distância devido ao contexto epidemiológico instiga docentes a promover um ambiente de aprendizagem virtual interativo, no qual o Grupo de Discussão (GD) se insere como ferramenta que alia o conteúdo teórico à prática. Objetivo: Avaliar a importância do GD como recurso de aprendizagem e método de consolidação do conhecimento. Metodologia: O GD consistiu em dois encontros online dos monitores com os alunos do curso de Fisioterapia, período 2020.1, para discussão de questões previamente enviadas e recolhimento de uma resposta para cada um dos quatro subtemas abordados. As respostas foram corrigidas, com notas de 0 a 1. Para análise qualitativa da atividade, foi liberado posteriormente um formulário, via google forms, com 5 possíveis itens, variando entre "concordo plenamente" e "discordo plenamente''. Resultados: Dentre os 40 alunos matriculados, 33 e 27 compareceram à primeira e à segunda reunião, sendo a média das questões recolhidas 0,85 e 0,77. 16 alunos responderam ao formulário, no qual todos concordaram plenamente que as questões foram condizentes com a matéria dada em sala de aula e que a atividade foi útil para aprendizado e fixação do conteúdo. Quanto ao uso do momento com os monitores para tirar dúvidas sobre as questões e o módulo, 5 alunos (31,25%) discordaram e os demais concordaram em algum grau. Em relação à percepção de que a atividade elevou a segurança para a realização da prova, não houve discordâncias, mas 3 alunos (18,75%) assinalaram "não sei". Por fim, todos concordaram, total e parcialmente, que a reunião com os monitores foi importante para o aprendizado e que o GD deveria permanecer nos semestres seguintes. Conclusão: O GD foi avaliado positivamente pelos alunos, devendo essa metodologia ser perpetuada. Ressalta-se, também, a necessidade de monitores e professores estimularem a utilização do momento com monitores para sanar dúvidas e promover segurança aos alunos, aumentando a produtividade da reunião.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência