GUIA COM ORIENTAÇÕES PARA USO DE FERRAMENTAS NO ENSINO À DISTÂNCIA

Autores

  • Igor de Sousa Vieira
  • Vitória de Abreu Barros
  • Waldemiro de Aquino Pereira Neto

Resumo

O advento da paralisação do ensino presencial devido à pandemia de COVID-19, gerou a necessidade de professores e alunos fazerem uso de ferramentas de ensino remoto a fim permitir a continuidade das atividades letivas. A modalidade de ensino à distância em cursos de graduação teve seu início em 1979 na Universidade de Brasília, e até os dias atuais experimentou uma crescente evolução em diversos cursos de graduação. O sucesso desta estratégia de ensino está fortemente associado ao uso de ferramentas e plataformas virtuais. A partir da suspensão das aulas presenciais como medida de combate à disseminação da COVID-19, o uso destes recursos didáticos, até então quase exclusivo do EAD no Brasil, passou a ser disseminado fortemente nos cursos presenciais. Isso gerou a necessidade de adaptação, incluindo o treinamento de docentes e discentes para o uso destas ferramentas. O intuito deste trabalho, é a elaboração de um guia básico com orientações a serem aplicadas para o uso de ferramentas de ensino on-line. Pretende-se pesquisar as principais plataformas de comunicação e de organização de turmas virtuais onde os materiais de apoio e as informações são reunidas. O trabalho foi dividido em duas etapas, sendo a primeira destinada à identificação das principais ferramentas e plataformas virtuais, suas características e formas de utilização, baseado nas informações contidas nos sites das empresas fornecedoras das ferramentas e plataformas digitais, e em canais e páginas educacionais. A segunda etapa consistiu na organização das informações por meio de diagramas e orientações gerais, onde poderá se visualizar e escolher quais ferramentas e plataformas melhor atendem às necessidades. Diante da expectativa do retorno das aulas presenciais, espera-se que este guia seja um aliado importante no ensino, pois com sua versatilidade também poderá atender ao ensino híbrido e aos docentes que veem nos ambientes virtuais uma forma de tornar o ensino presencial mais completo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência