HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ) NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Francisco Youri Miranda de Freitas
  • Gabryelle Chaves Ferreira
  • Nassara Maia Cabral Cardoso Gomes
  • Juscileide Braga de Castro

Resumo

Os desafios ligados e que cercam o processo de ensino e de aprendizagem da Matemática são temáticas pesquisadas e exploradas, de forma recorrente, e pensar em novas estratégias se torna essencial, principalmente no contexto pandêmico causado pelo novo coronavírus. Desse modo, é fundamental conhecer novas ferramentas que auxiliem os alunos a se engajarem na apropriação do conhecimento, sejam elas aplicadas de forma presencial ou online. Com isso, torna-se necessário que os estudantes dos cursos de licenciaturas participem de formações, que amparem-no a compreender tal processo. O objetivo do presente trabalho é analisar as possibilidades e/ou estratégias pedagógicas, apresentadas aos estudantes do curso de Pedagogia a partir da oficina Histórias em quadrinhos (HQ) no processo de Ensino e de Aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais, com o foco na produção de HQ como ferramenta de suporte para a aprendizagem de conceitos matemáticos. A decisão por HQ se deu pelo fato de ser um tipo de gênero textual muito utilizado no Ensino Fundamental, é fundamentado pela BNCC e tem a capacidade de contextualizar de acordo com a realidade dos alunos. Nossa oficina ocorreu em três partes: apresentação do conceito de HQ e sua relação com o contexto educacional, conhecendo a ferramenta online Pixton e a produção de uma HQ para compreensão de conceitos matemáticos. Nossos encontros ocorreram de forma online. A partir das novas experiências, os estudantes produziram histórias em quadrinhos como trabalho final da disciplina de ensino de Matemática. A utilização das HQ no contexto educacional é uma ótima opção para apresentar os conteúdos e torná-los mais próximo da realidade das crianças, bem como poder produzir através de uma ferramenta digital.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência