IMAGEM DO ABDOME E CORRELAÇÕES ANÁTOMO-CLÍNICAS: UMA ANÁLISE DA RETENÇÃO DE CONTEÚDO POR ESTUDANTES DO 2 SEMESTRE DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
INTRODUÇÃO: O ensino da radiologia é fundamental na formação atual do médico. A capacidade de relacionar conhecimentos de anatomia humana com a radiografia convencional, por exemplo, é um aspecto relevante da boa prática clínica. Assim, é ímpar que o estudante desenvolva essas capacidades ainda na graduação, a fim de diagnosticar corretamente e oferecer a melhor conduta para seu paciente. OBJETIVO: Avaliar a retenção de conhecimento pelos estudantes do curso de medicina em relação à aula de radiografia convencional do abdome. METODOLOGIA: Realizou-se aula expositiva para alunos do 2º semestre do curso de medicina da UFC sobre: “Raio-x de abdome e correlações clínicas”. Abordou-se temas como princípios do exame, radiologia por meio do mnemônico “AIDOX” - adaptação do inglês ABDOX - e caso clínico enfocando tanto a clínica quanto a imagem de paciente com volvo do sigmóide. Após a aula, foi solicitado que os estudantes respondessem a questionário semi-estruturado de caráter fechado. DISCUSSÃO: Analisaram-se as 11 respostas obtidas às 4 questões propostas. Obteve-se média de acertos de 88%. Duas questões foram marcadas corretamente por todos os alunos e mais de 50% das questões foi acertada por 90,9% dos participantes. As questões com mais acertos foram as que envolviam aspectos anatômicos do exame, como o caso clínico abordado. Considerando que o questionário foi disponibilizado na mesma semana da aula, infere-se que os estudantes conseguiram reter as informações advindas da aula e transformá-las em conhecimento. CONCLUSÃO: A anatomia radiológica é uma área médica que demanda estudo e empenho por parte do estudante. Com base nos dados da pesquisa, conclui-se que os estudantes responderam bem à metodologia aplicada e alcançaram resultados excelentes no questionário, fato que ressalta a importância do ensino dessa disciplina e a relevância da estimulação do contato do estudante com essa área cada vez mais presente na prática médica do mundo em que vivemos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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