IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM TEMPO DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL.

Autores

  • Ilana Ellen Mesquita Avila
  • Antonio Cristian Saraiva Paiva

Resumo

A crise mundial de saúde pública causada pelo novo COVID-19 impediu a realização das aulas presenciais. Desse modo, o Centro de Humanidades, da Universidade Federal do Ceará interrompeu provisoriamente suas aulas em março de 2020. No dia 16 do mesmo mês, aconteceria uma atividade de recepção aos novatos do curso de Ciências Sociais Noturno, uma visitação à Biblioteca do Centro de Humanidades. Os alunos recém-chegados tiveram que encarar uma novidade atípica para universidade: o formato de ensino remoto emergencial. A transposição do modelo presencial para virtual foi um processo que tornou mais desafiador o exercício da monitoria. Apresentado o contexto, esse trabalho apresenta um estudo descritivo, em formato de relato de experiência, vivenciado pela monitora da disciplina de Sociologia I do semestre 2020.1 pelo Programa de Iniciação à Docência (PID). Objetiva-se narrar as maiores dificuldades enfrentadas no retorno às aulas no novo formato, as mediações com as plataformas de ensino, as (re)conexões para além das salas virtuais, o processo de sociabilidade entre aluno e monitor, responsável pelos melhores momentos da experiência: a interação com os estudantes. Deparamos, assim, com o desafio de pensar em metodologias e as estratégias a fim de preservar o interesse na cadeira, estimular a Imaginação Sociológica(MILLS,1970) e a autonomia nos processos de aprendizagem, reconhecendo a importância de suas trajetórias individuais, sobretudo diante de uma pandemia. Com a vivência da autora, as considerações feitas pelos estudantes nas interações cotidianas e ao fim do semestre, pode-se concluir a importância de possuir um monitor, especialmente no contexto exposto. Ademais, as estratégias criadas corresponderam às expectativas, especialmente com duas atividades propostas “Cultivando a Imaginação Sociológica” que permitiu uma maior valorização dos saberes dos alunos e a Autoavaliação que proporcionou autonomia para exporem suas experiências e percepções sobre a disciplina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência