IMPACTO DA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS E DO ENSINO REMOTO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE MEDICINA

Autores

  • Gabriel Braga Luz
  • Francisco Túlio de Amorin
  • John Christ Costa de Carvalho
  • Ygor Alexander Lozer Maciel
  • Paulo Rodrigues Nunes Neto

Resumo

INTRODUÇÃO: As atividades teóricas e práticas dos cursos de medicina foram bastante afetadas pela pandemia de Sars-cov2. A rápida transição para aulas remotas no curso de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) não supriu todas as necessidades didáticas. De nosso melhor conhecimento, não há dados da UFC ou estudos locais acerca do impacto da pandemia no aprendizado do curso médico. OBJETIVOS: Descrever o impacto da pandemia e ensino remoto no estudo e aprendizado dos estudantes dos ciclos básico e intermediário do curso de medicina da UFC. METODOLOGIA: Alunos do 1º ao 8º semestre do curso de medicinada UFC responderam anônima e voluntariamente a questionário online sobre atividades acadêmicas no período 20/03-19/07/20. As questões versaram sobre rotina de estudo, nível de concentração, aprendizado e interação professor-aluno no ensino remoto. RESULTADOS: A amostra final contou com total de 132 respondentes. A maioria reportou diminuição da sua quantidade semanal de horas de estudo ou nenhum estudo durante o período (87,2%, N=115). De um total de 55 (41,7%) de estudantes que referiram ter atividades acadêmicas regulares neste período, 69,1% (N=38) relatou menos concentração quando comparado às aulas presenciais.Houve percepção de piora do aprendizado e de menor interação professor-aluno, respectivamente para 74,6%(N=41) e 67,3%(N=37). CONCLUSÃO: O contexto de pandemia e suspensão das atividades presenciais afetou profundamente a rotina e ambiente de estudo da maioria dos estudantes. O aproveitamento didático das aulas remotas parece ter piorado no semestre letivo 2020.1. Os resultados apontam para a importância de usar estratégias de ensino que aproveitem melhor o potencial das tecnologias de comunicação e informação na educação médica. 

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência