IMPACTO DA PANDEMIA NA MONITORIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I, SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES, E REDIRECIONAMENTO DE ATIVIDADES.
Resumo
A Monitoria auxilia a formação dos alunos, busca criar atividades para uma experiência mais proveitosa de aprendizado e é a ponte de contato entre professores e discentes. Para este estudo, objetiva-se um relato de experiência da equipe de monitoria de Materias de Construção Civil 2020, que se mantém por dois semestres em disciplinas consecutivas e complementares: Materiais de Construção Civil I e II. Com a pandemia da Covid-19 no início do ano de 2020, cerca de 2 semanas após o início das atividades letivas, os monitores tiveram que se adaptar à nova realidade como pessoas, alunos e monitores de disciplina, simultaneamente. Uma semana após a paralisação das aulas, as aulas retornaram em formato online ao vivo, gravadas, com tira-dúvidas via rede social. Com cerca de dois meses em isolamento social, estabilizou-se o suficiente para dar continuidade de forma remota às demais atividades da monitoria. Enquanto a UFC decidia os rumos do calendário acadêmico, (sendo dividido o semestre em duas partes, a primeira seguiu as aulas remotas, e a segunda teve aulas a partir de julho, também remotas, após medidas da UFC) buscou-se entender como estavam organizados os discentes dentro da disciplina. A equipe de Monitoria realizou o replanejamento de atividades de acordo com o cenário remoto: o apoio em grupo de redes sociais, a criação de apostilas de conteúdo, reposição de aulas práticas online, listas de questões direcionadas, dentre outras. A percepção dos discentes, medida através de formulário virtual, foi que a equipe de monitoria desempenhava mais próxima de muito bom/excelente (10 pontos máximos), onde 50% avaliaram com 9 pontos, 35% com 10 pontos, e 15% com 8 pontos. Relatamos no trabalho a realidade dos monitores durante a pandemia, e percebemos que mesmo em um período desafiador, muito foi desenvolvido, porém ainda há um caminho de melhorias para que as atividades sejam mais adequadas ao ensino remoto.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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