IMPACTO DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLIAN QUÍMICA FARMACÊUTICA NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS

Autores

  • Diego Joca Paiva
  • Nirla Rodrigues Romero

Resumo

As Instituições de Ensino Superior do Brasil estão enfrentando o imenso desafio de garantir a aprendizagem dos seus alunos em tempos da pandemia da Covid-19. A Universidade Federal do Ceará estabeleceu uma Proposta Pedagógica de Emergência (PPE) para estabelecer a volta das atividades acadêmicas na modalidade remota com atividades síncronas e assíncrona. Esse estudo pretende identificar as principais dificuldades dos alunos durante as aulas remotas. Foi realizado um estudo descritivo e prospectivo. A população foi constituída pelos 57 alunos que cursaram a disciplina no semestre 2020.1. A coleta de dados foi realizada através de um formulário utilizando o Google Forms, composto por 13 perguntas abertas e fechadas. Foram realizadas análises descritivas dos dados. Dos 57 alunos matriculados, 51 responderam ao questionário, o que corresponde a 89,5%. Foi perguntado como era o acesso à internet, onde 51% (n=26) tinha acesso, mas a conexão oscilava entre bom e ruim e 43,1% (n=22) possuíam acesso à internet e era boa. Em relação aos equipamentos de acessibilidade, 84,3% (n=46) tinha equipamento próprio e podia usar a qualquer momento. Acerca das atividades realizadas pelos docentes, foi atribuído notas 0 a 5, onde as videoaulas gravadas, 52,9% (n=27) consideraram uma nota 5. Já em relação aos encontros no meet com exercícios de fixação 39,2% (n=20) consideraram uma nota 4. Sobre os encontros no meet com aulas de revisão, 33,3% (n=17) consideram uma nota 4. Em relação ao acesso aos slides, 58,9% (n=30) consideraram uma nota 5. Por fim, após a coleta de todos esses dados, de maneira geral a disciplina de Química Farmacêutica conseguiu alcançar completamente os alunos matriculados. Portanto, apesar do desafio de garantir a aprendizagem dos alunos em tempos de isolamento social, a disciplina conseguiu concluir de forma satisfatória e se adaptar ao formato remoto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência