IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS DA DISCIPLINA ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 2020.1

Autores

  • Aline Maria Ferreira Nunes
  • Bruna Moura da Silva
  • Denise Maria Moreira Chagas Correa

Resumo

A pandemia da Covid-19, no Brasil no início de 2020, impôs o distanciamento social, gerando incertezas e busca por alternativas, inclusive na educação, com impactos nas relações ensino-aprendizagem. Assim, este estudo teve como objetivo comparar os processos pedagógicos inerentes à disciplina Análise das Demonstrações Contábeis em 2020.1 e 2019.2. Os resultados deste estudo descritivo, qualitativo e documental, mostraram que, no que concerne aos processos pedagógicos, o ensino presencial de 2019.2 foi reproduzido só nas três primeiras semanas do semestre 2020.2 e, no tempo restante, deu-se a distância, com aulas remotas, gravadas pelo Meet, e assistidas pelos alunos de forma síncrona ou assíncrona. O grupo de WhatsApp, por sua vez, permitiu interações entre os discentes e a docente em todos os dias da semana. No que concerne a avaliações, em 2019.2: a 1ª AP foi escrita presencial e sem consulta, a 2ª AP deu-se por meio de seminários e a AF, nos mesmos moldes da 1ª. AP. Em 2020.1, a 1ª. AP foi escrita, permitida consulta e entregue pelo SIGAA, onde cada aluno devia apresentar cinco questões de múltipla escolha inéditas, com a respectiva solução. A 2ª, AP, idem semestre anterior e, a AF foi oral e abordou todo conteúdo. Excepcionalmente, em 2020.1, a PROGRAD permitiu a supressão de disciplinas, sem limite de tempo nem de créditos mínimos ou máximos, diferentemente das regras gerais de trancamento nos semestres anteriores. Quanto aos desempenhos discentes de 2019.2 e 2020.1, observou-se um aumento entre os períodos de 20,27% e de 13,89%, dos discentes aprovados por média parcial e por média final, respectivamente. Não foram observadas reprovações em 2020.1, o que se explica pela alternativa de supressão, que representou 15,6% das matrículas. Os trancamentos, por sua vez, aumentaram 27,56%. Assim, inobstante a pandemia, as alternativas adotadas para o enfrentamento deste cenário no âmbito da disciplina em questão trouxe bons resultados no que concerne às aprovações.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência