IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS DA DISCIPLINA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA I EM 2020.1

Autores

  • Joao Carlos Rodrigues dos Santos
  • Bruna Moura da Silva
  • Denise Maria Moreira Chagas Correa

Resumo

A pandemia da Covid-19 afetou a todos, inclusive os sistemas de ensino em todo o país e as entidades de educação, docentes e discentes tiveram que se reinventar para se adaptar ao distanciamento social. Assim, este estudo teve como objetivo comparar os processos pedagógicos inerentes à disciplina Legislação Tributária I, em 2020.1 e 2019.2. Os resultados deste estudo descritivo, qualitativo e documental, mostraram que, no que concerne aos processos pedagógicos, o ensino presencial de 2019.2 foi reproduzido só nas três primeiras semanas do semestre 2020.2 e, no tempo restante, deu-se a distância, com aulas remotas, gravadas pelo Google Meet, e assistidas pelos alunos de forma síncrona ou assíncrona e o grupo de WhatsApp permitiu interações entre os discentes e a docente em todos os dias da semana. No que concerne a avaliações, em 2019.2: as duas AP’s e a AF foram escritas presenciais e sem consulta. Em 2020.1, as duas AP’s foram escritas, permitida consulta e entregues pelo SIGAA, onde cada aluno devia apresentar em cada prova cinco questões de múltipla escolha inéditas, com a respectiva solução e a AF foi oral e abordou todo conteúdo. Excepcionalmente, em 2020.1, a PROGRAD permitiu a supressão de disciplinas, sem limite de tempo nem de créditos mínimos ou máximos, diferentemente das regras gerais de trancamento nos semestres anteriores. A análise entre os períodos mostrou que o número de aprovados aumentou 3,33%, e a média final das notas cresceu significativamente 27,03% no período de 2020.1 em relação ao de 2019.2; por sua vez, as supressões alcançaram 17% do total de matrículas no segundo período estudado. Assim, apesar das condições diferentes impostas pelo contexto global, os procedimentos metodológicos usados pela docente ensejaram melhoria dos desempenhos discentes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência