IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19, DO ENSINO REMOTO E DA MONITORIA NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS NA DISCIPLINA TE0158 TRANSMISSÃO DE CALOR

Autores

  • Victor Hugo da Graca Lino
  • Clodoaldo de Oliveira Carvalho Filho

Resumo

A suspensão das atividades presenciais da UFC devida a pandemia de COVID-19 e a implementação do Plano Pedagógico de Emergência (PPE) fizerem com que, as atividades didáticas da disciplina TE0158 - Transmissão de Calor, obrigatória para o Curso de Engenharia Mecânica do Centro de Tecnologia da UFC, fossem realizadas remotamente no semestre 2020.1. Esta mudança impactou o processo ensino-aprendizagem e o trabalho da monitoria de iniciação à docência neste processo. Este trabalho objetiva entender melhor os impactos desta mudança. Foram realizadas duas enquetes de resposta voluntária com os estudantes, com perguntas abertas e de múltipla escolha, para avaliar como o desempenho acadêmico deles foi afetado pela pandemia, o ensino remoto, e a monitoria na disciplina. Com relação aos efeitos do ensino remoto, 80 % dos participantes da enquete consideram que tiveram um bom desempenho acadêmico na disciplina. Os principais impactos positivos destacados foram a maior flexibilização de horários e o melhor aproveitamento do tempo de estudo. Em contrapartida, a dificuldade de acompanhar o ritmo mais acelerado do conteúdo dado e a menor motivação para aulas remotas foram citados como fatores negativos. Os resultados sobre a monitoria indicaram nota 10 (em uma escala de 0 a 10) atribuída por 72,7% dos respondentes ao trabalho desenvolvido pelo monitor. Foram destacadas as videoaulas de exercícios apresentadas pelo monitor como sendo de grande auxílio no entendimento da disciplina. 100 % dos respondentes recomendaram a continuidade da monitoria nas próximas turmas. Diante do exposto, é possível afirmar que a monitoria contribuiu para reduzir os impactos da pandemia do COVID-19 e do ensino a distância no processo de ensino-aprendizagem e no desempenho acadêmico dos estudantes em Transmissão de calor, no período analisado, e deve ser continuada com a adoção de estratégias de apoio eficientes para estudantes e professores.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência