IMPACTOS NO APRENDIZADO COM MUDANÇA BRUSCA DO ENSINO PRESENCIAL PARA REMOTO NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DO QUARTO SEMESTRE DE MEDICINA DA UFC.

Autores

  • Marcus Vinicius Monteiro de Oliveira
  • Maria Suelly Nogueira Pinheiro
  • Marcus Vinícius Torres Mesquita
  • Paulo Roberto Carvalho de Almeida
  • Conceição Aparecida Dornelas
  • Conceicao Aparecida Dornelas

Resumo

A disciplina de anatomofisiopatologia (AFP) do curso de medicina realiza grupos de discussão (GDs) ao longo do semestre com a participação dos monitores e das peças patológicas, possibilitando reforço de aulas teóricas. Na metade do semestre 2020.1, surpreendidos pela pandemia de COVID-19, os GDs e as aulas teóricas se tornaram remotos. Objetivou-se avaliar na perspectiva dos alunos como e quais os impactos da pandemia no aprendizado pela brusca mudança do presencial para o remoto dos GDs, das aulas teóricas de AFP e dos outros módulos paras estudantes de medicina do quarto semestre. Foi elaborado e aplicado um formulário na plataforma “Google Forms” com sete questôes objetivas - graduadas em concordo totalmente, concordo parcialmente, discordo parcialmente e discordo totalmente -, e uma questão subjetiva. 42 estudantes responderam. Apenas 26,2% concordaram que tiveram uma boa frequência nos GDs. Ademais, 61,9% consideraram que esse método de aprendizado é importante para a fixação de conteúdos. Apenas 16,7% dos alunos acreditaram que a substituição do GD presencial pelo online foi prejudicial. Acerca dos prejuízos da pandemia sobre AFP e outros módulos, 71,4% concordaram totalmente com esse quesito, e 61,9% dos alunos admitiram que o GD e as aulas teóricas foram parcialmente suficientes para garantir aprendizado em AFP. Portanto, a pandemia, pela alteração abrupta nas condições psicossociais e econômicas, impactou de forma geral, reduzindo a eficiência do aprendizado, mas não se podendo afirmar se o método remoto por si só foi o responsável por esta ineficiência.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência