IMPORT NCIA DA INTEGRAÇÃO BÁSICO-CLÍNICA NA MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DO CICLO BÁSICO AO ESTUDO

Autores

  • Sabrina Vinci Marques Pontes
  • Camila Silveira Marques
  • Eduarda Sousa Machado
  • Renata Ferreira de Carvalho Leitão
  • Ana Beatriz Graça Duarte
  • Renata Ferreira de Carvalho Leitao

Resumo

INTR.: |Os resultados do distanciamento social em 2020 causaram a busca de novas experiências de ensino, adequadas à aprendizagem remota. Assim, deve-se estimular o crescimento da autonomia dos alunos durante seu processo de aprendizagem. OBJT.: Relatar a experiência da monitoria de histologia e embriologia na apresentação e discussão de um caso clínico sobre a formação embrionária do aparelho geniturinário, estimulando o aprendizado com a integração básico-clínica no módulo Sistema Genitourinário, no 2° semestre do curso de Medicina. METOD.: Antes da aula, 15 alunos voluntários assinaram o termo de consentimento livre esclarecido (TCLE) e fizeram um pré teste, através do Google Forms, com questões sobre o desenvolvimento embrionário do sistema genital. Depois, foi apresentado pelos monitores um caso clínico publicado na literatura médica. Os alunos foram orientados a criar hipóteses, relacionando achados clínicos a eventos embriológicos, usando conhecimentos prévios.Objetivos de aprendizagem foram definidos para orientar o estudo. Dois dias após, os alunos trouxeram discussões e dúvidas e foram estimulados a buscarem soluções. Por fim, um pós-teste (mesmas questões do pré-teste) foi utilizado para avaliar o rendimento da atividade. RES.: Sobre a importância do caso clínico na compreensão do assunto, 12 alunos (80%) classificaram como importante ou muito importante; sobre a facilidade de compreensão do assunto após a abordagem com metodologia ativa, 13 alunos (86,67%) afirmaram que o caso clínico ajudou ou ajudou muito. Já questionados sobre o desejo de vivenciar mais atividades com o uso da metodologia ativa, 13 alunos (86,67%) desejam ou desejam muito mais atividades como essa. CONC.: O uso de aspectos clínicos mostrou-se útil na fixação do conhecimento e exalta a integração básico-clinica na motivação do estudo. Além disso, o monitor se beneficia de sua atuação, pois também aprende. A boa aceitação dessa metodologia de ensino sugere que essa deve ser estimulada.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência