IMPORTÂNCIA DAS NOVAS FERRAMENTAS VIRTUAIS DE ENSINO: SOFTWARE PROTEASY

Autores

  • Camila de Oliveira LÔbo
  • Pedro Alves de Souza Neto
  • Bruno Ricarte Rogerio Teixeira
  • Caio Diogenes Mendonça de Mattos Brito Goes
  • Juliana Marinho Ramos de Oliveira
  • Ana Cristina de Mello Fiallos

Resumo

O programa de iniciação à docência permite ao monitor uma experiência no ensino – aprendizagem buscando metodologias facilitadoras nesse processo. Atualmente, o uso de ferramentas digitais de ensino se mostram uma realidade palpável e cada vez mais necessária, permitindo que o aluno a visualize, através de mídias, o seu objeto de estudo. Objetivo: Apresentar o software Proteasy como ferramenta facilitadora do processo ensino-aprendizagem no tema “planejamento” nas aulas práticas da disciplina de Prótese Parcial Removível (PPR) do curso de Odontologia da FFOE/ UFC. Para tanto, a disciplina de PPR em parceria com o curso de Mídias Digitais da UFC desenvolveram o software educacional Proteasy utilizando os programas Photoshop, Illustrator, Inkscape, HTML, CSS e P5js. A partir desses recursos foram incorporados ao software as partes e componentes das PPR como grampos e conectores de forma a permitir que o aluno seja capaz de realizar uma infinidade de casos de planejamentos protéticos superando o treinamento prático clássico com o uso do papel e/ou modelos de gesso. Resutados: Observou-se em pesquisa preliminar de opinião realizada após o uso do software com alunos do 7º semestre da disciplina de PPR que a grande maioria dos discentes foi muito favorável à utilização da ferramenta pela disciplina, uma vez que 60% dos entrevistados demarcaram o valor 5 e 40 % valor 4, para a utilização do sistema com frequência. Já para a facilidade no uso do software, 80% dos entrevistados atribuiram notas 5 e 4, onde 5 significa "concordo fortemente" e 1 "discordo fortemente".Concluiu-se que o software Proteasy representa uma valiosa ferramenta de apoio ao ensino das aulas práticas da disciplina de PPR da FFOE/UFC incrementando o treinamento e facilitando o aprendizado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência