IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA O ALUNO MONITOR DA DISCIPLINA DE NUTRIÇÃO DE NÃO RUMINANTES

Autores

  • Dayanne Ribeiro do Nascimento
  • Francisco Janilo Sousa Silva
  • Graziele Ketelly Ferreira Lima
  • Germano Augusto Jerônimo do Nascimento
  • Germano Augusto Jeronimo do Nascimento

Resumo

A iniciação à docência é um programa adotado nas universidades para estimular os alunos a realizar atividades relacionadas à docência, aprofundar os conhecimentos na área e também contribuir com o ensino-aprendizagem dos alunos e monitores. A disciplina de nutrição de não ruminantes é uma disciplina obrigatória ofertada pelo departamento de zootecnia da Universidade Federal do Ceará, com objetivo de estudar os aspectos básicos relativos a nutrição animal e os processos que envolvem a digestão, absorção e metabolismo dos nutrientes pelos animais não ruminantes. Essa disciplina é de suma importância para o aluno de zootecnia, pois o conteúdo abordado pode ser aplicado em diversas circunstâncias que exigem habilidades do profissional zootecnista. O aluno-monitor tem como atividades auxiliar durante as aulas teórico-práticas, preparar e realizar aulas extras para que o discente possa assimilar de forma clara e objetiva o conteúdo abordado previamente pelo docente, bem como entender e se envolver não somente com o ensino, mas também com a pesquisa e extensão, já que para a docência essa tríade deve ser articulada, pois implica na produção de conhecimentos vinculados com a vida em sociedade. Os alunos que são aprovados no programa de monitoria tem maior chance de aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos e pessoais na área específica, como também passam por experiências, através das atividades desenvolvidas que podem estimular o aluno-monitor a ingressar na docência futuramente. Vale ressaltar que no programa de monitoria há dificuldades encontradas, principalmente o desinteresse dos alunos monitorados, que muitas vezes não procuram os monitores mesmo estando com dificuldades, e isso pode comprometer o desenvolvimento das monitorias. Conclui-se que a monitoria propicia grande aprendizado para o aluno monitor, como possibilita troca de conhecimento entre os alunos e contribuindo assim para uma melhor formação acadêmica e profissional.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência