INCENTIVO A PERMANECIA EM DISCIPLINAS REMOTAS NO SMD

Autores

  • Alana Campelo Vasconcelos
  • Ticianne de Gois Ribeiro Darin

Resumo

As disciplinas de Interação Humano Computador II, Teoria e Crítica do Design e Laboratório de Criatividade são parte do calendário de aulas presenciais do curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD). Entretanto, durante a pandemia do SARS-CoV-2, as disciplinas do curso passaram para o formato emergencial adotado pela Universidade Federal do Ceará. Desta forma, as atividades de monitoria foram modificadas e ainda mais fundamentais para o segmento plano das disciplinas supracitadas. Com suporte do grupo Célula Multimídia, criado em 2012 com fim de expandir os conhecimentos apresentados durantes as disciplinas teóricas e práticas. foram elaborados materiais que tornaram mais fáceis a assimilação dos conteúdos por partes dos alunos, dentre eles vídeos e infográficos, a fim de facilitar os momentos assíncronos espacialmente para alunos cuja a conexão com a internet é falha. Além disso, foram utilizadas as ferramentas do Solar, como repositório das informações; Telegram para fins de comunicação direta entre as professoras e os alunos, mediado principalmente pelos monitores. Para além da comunicação, novas ferramentas de interação e criação de conteúdo foram instaladas, como foi o caso do Instagram, e o próprio site da Célula Multimídia onde os estudantes foram estimulados a criar materiais para público geral ou com conhecimento básico acerca dos assuntos abordados em aula. As ações foram fundamentais para reduzir os casos de supressão e abandono da disciplina, visto que, caso o formato tradicional fosse mantido, algumas atividades não poderiam ser realizadas em plenitude. Este trabalho visa justamente apresentar os meios utilizados para fomentar o interesse dos estudantes em suas aulas, bem como aprimorar os próprios conhecimentos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência